"Doutores" palhaços invadem Hospital Infantil de Florianópolis com serenata e alegria  - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Com amor12/06/2017 | 18h43Atualizada em 12/06/2017 | 18h43

"Doutores" palhaços invadem Hospital Infantil de Florianópolis com serenata e alegria 

Grupo (A)gentes do Riso visita o Hospital Joana de Gusmão todas as segundas-feiras

"Doutores" palhaços invadem Hospital Infantil de Florianópolis com serenata e alegria  Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

— Vocês estão sentindo esse cheiro? Um cheiro estranho (Não. Não é do repolho que você comeu, Dra. Malagueta). É um cheiro que está deixando as pessoas meio risonhas, leves, felizes... — observou o Dr. Jubi, enquanto realizava mais uma de suas visitas, junto dos demais "médicos" dos (A)gentes do Riso, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

A resposta, acompanhada de risadas, veio na lata: cheiro de amor, cheiro de Dia dos Namorados. Nesta segunda-feira, os palhaços da Traço Companhia de Teatro, de Florianópolis, estiveram mais uma vez levando alegria às crianças internadas, desta vez, com uma temática toda amorosa. Com violão e cantoria, além do Dr. Jubi e da Malagueta, estavam lá a Dra. Curalina, o Dr. Farofa, Dra. Xicoza, Dr. Boró – o Belo, e o Dr. Amanito. Eles adentraram a ala da ortopedia no três (mesmo não sabendo direito que o três vinha depois do dois) e colocaram, rapidamente, sorriso no rostinho de crianças e dos pais que as acompanhavam.

Casal de São Lourenço do Oeste ganhou serenata, com a viola do Dr. Amanito Foto: Marco Favero / Agencia RBS

A agricultora Adelícia de Melo, 37, e o motorista João Killian, 37, que acompanhavam seu pequeno de sete anos no jejum para uma cirurgia, foram escolhidos como o casal do dia pelos "doutores". Além de uma linda serenata, os dois tiveram até que ler um poema de amor, indicado pelo grupo.

— Foi bonito e divertido. Quebrou um pouco o clima pesado, porque estamos bem nervosos com a cirurgia — revelou Adelícia.

O pequeno Pietro Pereira, de apenas dois anos, se empolgou com as músicas, sorria e batia palmas ao olhar para as médicas e aos palhaços. A mãe, Keity Pereira, 30, contou que eles estão acostumados a ficar no hospital. O filho tem uma doença conhecida como "ossos de vidro" e precisa de um tratamento contínuo. Ela afirma que toda vez que os (A)gentes do Riso entram em cena (todas as segundas-feiras), o ânimo muda.

O pequeno Pietro se diverte com a Dra. Curalina Foto: Marco Favero / Agencia RBS

— É tão bom quando eles aparecem. Sai da nossa rotina, deixa a tarde divertida. Dá um respiro de alívio para quem está aqui há muito tempo —revelou a mãe.

Augusto Siqueira, de cinco anos, também se divertiu com a cantoria e danças malucas dos palhaços, e até arriscou a cantar junto. A mãe, a manicure Graziela Siqueira, 33, ficou mais aliviada. Como é bom ver o filho sorrir, não é? Ainda mais depois de uma semana internado.

— Devemos sair nesta terça, estamos aguardando a alta. Essa visita dos doutores fechou o nosso ciclo aqui de uma maneira feliz — disse Graziela, com um respiro profundo.

Seis anos de risadas no hospital

A Traço Companhia de Teatro já tem mais de 15 anos de existência, mas desde 2011 atua no Hospital Infantil, em Floripa, com muita palhaçada pelos corredores. O grupo acredita que desde então, já colocou mais de 64 mil sorrisos nos rostos de crianças.

Dr. Jubi levou alegria e bolhas de sabão ao hospital infantil  Foto: Marco Favero / Agencia RBS

— A companhia sempre existiu com o foco no palhaço. Todos os atores são profissionais, com formação no teatro, no circo ou como palhaço de rua. Nós acreditamos que precisamos levar sorrisos, através das palhaçadas, para as pessoas que mais estão precisando — explicou o Dr. Jubi, encarnado pelo ator Egon Seidler, que atua na companhia desde seu início.

Os palhaços manezinhos já levaram essa alegria para vários lugares, até na Faixa de Gaza, para crianças na Cisjordânia e em outros locais de risco. O que eles querem é transmitir felicidade: "alegria que melhora tudo".

Essa Dra. Malagueta é fogo...  Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Para conhecer mais sobre o trabalho dessa galera quirida, dá uma ixpiada na página do Facebook deles: é só digitar A)gentes do Riso, ou pelo blog www.osagentesdoriso.blogspot.com

Confira as últimas notícias sobre a Grande Florianópolis


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCPrefeitura de Florianópolis corta desconto no transporte de 22 mil trabalhadores e estudantes de baixa renda… https://t.co/AhBZsoeJpBhá 4 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SC"Cazamiga"! Heloísa Périssé entra hoje em "Novo Mundo" e faz dobradinha com Ingrid Guimarães: "Nunca nos separamos"… https://t.co/qoUzVGPc1Khá 24 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros