Laine Valgas: você sabia que seu corpo tem um segundo cérebro? Conheça e comece a cuidar dele já! - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde02/09/2017 | 07h25Atualizada em 02/09/2017 | 07h25

Laine Valgas: você sabia que seu corpo tem um segundo cérebro? Conheça e comece a cuidar dele já!

Estilo de vida é responsável pela maioria dos casos de câncer no intestino

Laine Valgas: você sabia que seu corpo tem um segundo cérebro? Conheça e comece a cuidar dele já! Diego Redel/Agencia RBS
Foto: Diego Redel / Agencia RBS

Setembro é quase um "arco-íris": amarelo, em defesa da vida e na prevenção ao suicídio; lilás, para enfatizar a luta das famílias que cuidam de pessoas com a doença de Alzheimer; e verde, que nos lembra o quanto é importante — fundamental — darmos uma atenção especial para o nosso segundo cérebro: o intestino

Sim, os pesquisadores o chamam assim porque nele há meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores, tudo isso para controlar uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos e apoiar o sistema imunológico na defesa do organismo. 

E não é só isso, os neurônios do intestino podem interferir, sem que você perceba, no cérebro de cima, o da cabeça, afetando o seu comportamento, sua saúde emocional. E se estamos mal, emocionalmente falando, abrimos portas para uma série de doenças, inclusive o câncer. Ou seja: se você dá pouca atenção ao funcionamento do seu intestino, tá na hora de mudar seus hábitos!

Tudo começa neles...

Noventa por cento da serotonina, que é a substância responsável pela nossa sensação de bem-estar, é produzida pelos intestinos. Por isso, a alegria e a inteligência emocional de que tanto precisamos para viver bem começam realmente a partir deles. Então, só nos resta garantir a esse órgão matérias-primas de primeira qualidade, que vêm com uma alimentação saudável. E, infelizmente, a maioria de nós não tem feito bem a "tarefa de casa", neste sentido. 

Foto: Reprodução / Reprodução

A gente se entope de besteiras, não cuidamos do nosso sono, esquecemos de tomar água e ingerir fibras, somos preguiçosos para nos movimentar. Muito mais do que mal-estar, esse descuido pode resultar em casos graves, como o câncer de intestino e reto, alvo da Campanha Setembro Verde. 

Aliás, a maior incidência desta doença aqui no Sul do Brasil se deve ao nosso estilo de vida: há uma elevada prevalência de excesso de peso e obesidade, inatividade física, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica e consumo de carnes processadas. 

No ano passado, o câncer colorretal foi o segundo tumor mais incidente em mulheres no Brasil, com mais de 17 mil casos, perdendo apenas para o câncer de mama. E foi a terceira causa de câncer em homens, com quase 17 mil casos.

Pensando nisso...

Que tal se dar uma pausa pra avaliar como anda seu intestino? Uma das melhores maneiras de fazer a prevenção é por meio da colonoscopia — que permite avaliação de todo intestino grosso através de uma câmera. Cerca de noventa por cento dos pacientes diagnosticados na fase inicial, tem total chance de cura, mas muita gente só procura o exame em estágios mais avançados — às vezes, tarde demais.

Além disso, repense sua alimentação, seu estilo de vida... Cuide do seu corpo: você mora nele! Aproveite o finde, quem sabe, pra se colocar em ordem e fazer algo novo por você já a partir de segunda-feira, o dia nacional de novos começos. Bora lá? Se quiser dividir comigo o que pensa em fazer, me escreva no e-mail: laine.valgas@somosnsc.com.br. Sua história pode inspirar muitos outros leitores!

Leia todas as colunas da Laine Valgas na Hora de Santa Catarina
Confira as últimas informações sobre a Grande Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCMário Motta: Rede Vida no Trânsito vai realizar um simulado nas ruas de #Florianópolis nesta quinta-feira -… https://t.co/9CnDNSr1cvhá 12 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCSuspeita de matar e enterrar pai no quintal em Santa Catarina é presa no RS: https://t.co/Z0P1lCMB7z #HoraSC https://t.co/zZ72FxPXUrhá 33 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros