Prefeitura de Florianópolis inicia demolições para construção do trapiche do João Paulo - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Pesca artesanal13/09/2017 | 20h28Atualizada em 13/09/2017 | 20h28

Prefeitura de Florianópolis inicia demolições para construção do trapiche do João Paulo

Estiveram presentes na operação técnicos da Floram e da Guarda Municipal, mas remoção foi pacífica

Prefeitura de Florianópolis inicia demolições para construção do trapiche do João Paulo Divulgação/Associação dos Pescadores Artesanais do João Paulo
Foto: Divulgação / Associação dos Pescadores Artesanais do João Paulo

Funcionários da prefeitura de Florianópolis começaram a demolir na tarde desta quarta-feira (13) uma construção irregular às margens da praia do João Paulo. O terreno de marinha, localizado na servidão Nonô, receberá os equipamentos públicos que serão construídos junto com o trapiche do bairro, obra aguardada há mais de 20 anos pelos pescadores da região.

Extiveram presentes na operação técnicos da Floram e da Guarda Municipal, mas a remoção foi pacífica. Um trator foi utilizado para derrubar os muros e a estrutura. No local, será construída uma área verde anexa ao trapiche. A expectiva da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento é de que nos próximos dias o prefeito Gean Loureiro assine a ordem de serviço para iniciarem as obras do empreendimento.

A associação dos pescadores do bairro, a segunda maior de Florianópolis, pleiteava o terreno junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) desde que a antiga ocupante morreu e o local ficou abandonado. A SPU acabou passando o espaço para a prefeitura. Nesse tempo o local foi invadido.

— Agora a gente acredita que vai sair essa obra. Não tem mais o que dar errado — comemorou o presidente da associação, Silvani Ferreira.

Ao todo, 87 famílias de pescadores serão contempladas. A empresa Concretil, de Itajaí e que construiu o porto da cidade, será responsável pelas obras, após ser a única interessada na licitação pública. A comunidade chegou a ver ameçados os R$ 2,3 milhões destinados à obra garantidos pelo governo federal, devido a um atraso na publicação do edital.

Está prevista a execução de um píer de concreto com 210 metros de extensão, 3,75 metros de largura e até dois metros de profundidade, dependendo da maré. Além da instalação de uma "linha flutuante", um equipamento que vai acompanhar o movimento da maré, que será fixado ao trapiche, sendo que tal estrutura vai facilitar o embarque e desembarque de pessoas e a carga e descarga dos produtos relativos à pesca. 

prefeitura assina contrato para a construção de trapiche em florianópolis
Foto: Projeto / Prefeitura de Florianópolis


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCPioneiro na propaganda e no rádio de SC, Antunes Severo morre aos 85 anos: https://t.co/Eb3P4Wt3Aa https://t.co/vU9fGK2zethá 25 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCPapo da Hora: palestras gratuitas sobre saúde acontecem nesta quinta-feira em Florianópolis: https://t.co/xk1ydnTJuO https://t.co/OGJdvgyiVXhá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca