"Queriam mostrar poder e pegaram ele, que era inocente", lamenta irmã de turista paulista morto na Capital - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Violência13/09/2017 | 16h52Atualizada em 13/09/2017 | 16h52

"Queriam mostrar poder e pegaram ele, que era inocente", lamenta irmã de turista paulista morto na Capital

Jadson Andrade foi morto a tiros por integrantes de uma facção criminosa catarinense

"Queriam mostrar poder e pegaram ele, que era inocente", lamenta irmã de turista paulista morto na Capital Reprodução / Facebook/Facebook
Foto: Reprodução / Facebook / Facebook

A família de Jadson Andrade, turista paulista morto domingo à noite em Florianópolis, deixou a Capital nesta quarta-feira e retornou a São Paulo (SP), onde o corpo deve chegar até sexta-feira. Segundo a Polícia Civil, o homem de 30 anos foi morto a tiros por engano, porque os bandidos acreditavam que ele era integrante de uma organização criminosa paulista que disputa espaços com um grupo catarinense.

Natural de Recife (PE), mas desde pequeno morando na maior cidade do país, Jadson trabalhava como promotor de vendas de uma cervejaria erm Barueri (SP). Desde 1º de setembro ele estava de férias. Chegou a Florianópolis no dia 8 de setembro. Segundo a irmã, Daniela Silva, antes de viajar, ele foi até a casa dela e da mãe para se despedir. A ideia era conhecer o Uruguai, mas como havia promoção de passagens para Santa Catarina, ele mudou os planos. Convidou uma amiga e veio para a Capital catarinense, onde havia passado férias no ano passado.

Os dois se hospedaram em Canasvieiras, no norte da Ilha. O planejado era que ficassem até esta quinta-feira na cidade. Mas, no domingo à noite, o promotor de vendas foi assassinado a tiros. A irmã conta que naquele dia Jadson saiu sozinho e a amiga ficou em casa.

— Era uma pessoa muito boa, é até difícil explicar e entender. Ele sempre foi muito educado. Pode procurar qualquer coisa na delegacia sobre ele que você não vai encontrar — garante a irmã.

Segundo Daniela, o sonho do rapaz era ser comissário de bordo. Por isso, recentemente ele fez um curso de formação na área. Com a ajuda de uma vizinha, estudava inglês para se aperfeiçoar e tentar uma vaga. Enquanto a oportunidade não chegava, era promotor de vendas no Grupo Petrópolis, produtor de cerveja. Nesta quarta-feira, a empresa informou que está "prestando toda a assistência para a família".

Criminosos fazem menção a facções criminosas em vídeo

Vídeos compartilhados em redes sociais mostram momentos da execução do rapaz. Por serem imagens fortes, o DC não irá divulgá-las. No conteúdo é possível ver Jadson dentro de um carro sob a mira de pelo menos duas armas. Ele tenta se explicar para os criminosos, fala que trabalha em uma cervejaria. Mesmo assim os homens armados continuam o ameaçando. Já em um local escuro, ele aparece em pé poucos segundos antes de os bandidos atirarem nele. O paulista cai e leva mais tiros.

— Não cheguei a ver o vídeo e nem quero ver. Pensaram que ele era da facção de São Paulo. Confundiram com um integrante por uma guerra entre eles. Queriam mostrar poder e pegaram ele que era inocente, que só veio para curtir as férias — lamenta a irmã.

Daniela diz que o sotaque paulistano do irmão pode ter interferido para ele ser abordado pelos criminosos antes da morte:

— Acho que foi quando viram ele, talvez pelo jeito e cabelo loirinho pintado. Ou talvez falaram algo e ele achou que fosse uma brincadeira, foi na inocência, sem maldade.

Problemas burocráticos atrasaram a ida do corpo para São Paulo. Por isso, o local e horário do velório e do sepultamento ainda não foram definidos.

Leia também:

Polícia Civil trabalha com hipótese de engano em morte de turista

 Corpo é encontrado na Praia do Moçambique, em Florianópolis 

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCPrefeitura contrata empresa para administrar estacionamento da praia da Joaquina: https://t.co/8YODtWuMYY https://t.co/HyPatPpMVThá 16 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCTroféu Brasil de Bodyboarding, em Balneário Camboriú, está prestes a conhecer campeões: https://t.co/V4Suyw5Vss https://t.co/QzarubqVdchá 46 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca