Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020 - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Moacir Pereira12/10/2017 | 08h38Atualizada em 12/10/2017 | 08h38

Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020

O prazo inicial fixado no contrato de concessão previa a conclusão da obra em 2012

Prazo para entrega do contorno viário da BR-101 em Florianópolis é adiado para 2020 Betina Humeres/DC
Foto: Betina Humeres / DC

A reunião realizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, com o Fórum Parlamentar Catarinense e representantes da Auto Pista Litoral Sul e Assembleia Legislativa, foi marcada por uma péssima notícia: o prazo para conclusão do contorno da BR-101 em Florianópolis foi prorrogado para dezembro de 2020.

O prazo inicial fixado no contrato de concessão previa entrega da obra em 2012. Problemas de desapropriação e atraso na liberação de licença ambientes e até interferência política em relação ao traçado resultaram em duas prorrogações. Depois de muita ação do Fórum Parlamentar Catarinense foi fixada a data de inauguração para 2018.

A Auto Pista Litoral Sul até agora não se manifestou sobre as causas deste novo e calamitoso atraso. Em Brasília, informa-se que ele se deve à falta de licença ambiental para a interseção sul – Palhoça – da BR-101, que sofreu modificações e retornou ao traçado original. O processo está sendo examinado pelo Ibama, em Brasília.

A Justiça Federal agilizou de forma inédita as desapropriações para viabilizar o início da construção, mas ainda faltam várias áreas. Além disso, o contorno prevê a construção de seis túneis.

Durante a reunião na ANTT foi revelado que o contorno da BR-101 é hoje a obras mais cara para em execução no Brasil.

O atraso representa uma calamidade para a mobilidade na Capital e na Grande Florianópolis. O tráfego pesado na BR-101 trava todo o transito dos acessos e saídas da Ilha de Santa Catarina.

Na calada
Audiência pública para debater a situação dos acessos ao município de Tijucas, a partir da BR-101, está marcada para o dia 27 de outubro. A ANTT, na calada da noite, assinou a portaria 339, no final de 2016, fechando as duas saídas da BR-101, na cabeceiras da ponte sobre o rio Tijucas. O fechamento beneficiará diretamente um outlet que está sendo construído perto do centro de distribuição do grupo Angeloni na BR-101.

É contra
Prefeito, vereadores e a esmagadora população de Tijucas têm posição contrária ao fechamento. A ANTT adotou a medida atendendo a pedidos do senador Dário Berger (PMDB), segundo informações de Brasília. A Cerâmica Portobello, que tem a matriz em Tijucas com 2,4 mil empregados, também sofreu prejuízos com o fechamento para beneficiar um empreendimento comercial.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Leia mais notícias da Grande Florianópolis


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCBeldades do elenco e belas paisagens marcam festa de "O Outro Lado do Paraíso": https://t.co/68mtxaFA0k #HoraSC… https://t.co/Q7YDUyewXihá 7 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com #Edsoul: a Dona Luci completou um século de vida - https://t.co/VmTUQN0Ysy #HoraSC https://t.co/K5c4Nd11Bphá 7 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros