Falando de Sexo: como saber se tenho uma DST? - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Saúde13/11/2017 | 16h48Atualizada em 20/11/2017 | 17h19

Falando de Sexo: como saber se tenho uma DST?

O primeiro e principal passo a tomar se você estiver na dúvida sobre ter ou não uma doença sexualmente transmissível é procurar um médico

Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina

redacaohsc@somosnsc.com.br

* Gostaria de saber como eu posso ter certeza se tenho ou não uma doença sexualmente transmissível. O que a gente sente?

 programa dst aids em jaraguá do sul
Use camisinha!Foto: Lucio Sassi / Agencia RBS

Bom lembrar e falar deste assunto com frequência aqui na nossa coluna. Nunca deixem de nos questionar! Nos próximos dias, vamos falar sobre este assunto. 

O primeiro e principal passo a tomar se você estiver na dúvida sobre ter ou não uma doença sexualmente transmissível (DST) é procurar um médico. Qualquer pessoa que seja sexualmente ativa corre o risco de contrair uma DST, independentemente do sexo, raça, classe social ou orientação sexual. 

Dito isto, saiba que adolescentes e jovens contraem DSTs mais facilmente do que as pessoas mais velhas. Aos 25 anos, a metade dos adultos sexualmente ativos adquire uma DST. Ter múltiplos parceiros sexuais também aumenta o risco. 

HPV

Hoje, vamos falar mais sobre as verrugas genitais (HPV). Confira: 

Você sabia que não precisa fazer sexo para ter uma DST? O contato pele a pele é suficiente para espalhar o HPV, a família de vírus que causa verrugas genitais. Alguns vírus causam verrugas e, geralmente, são inofensivos. Outros podem levar ao câncer de colo de útero ou anal. As vacinas podem proteger contra alguns dos tipos. Fique atento a verrugas cor-de-rosa que são levantadas, planas ou com forma de couve-flor. Muitas vezes, não há sintomas.

Tire todas as suas dúvidas na coluna "Falando de Sexo"
Acompanhe a coluna Espaço do Trabalhador  

Mais notícias:
Brasil registra queda no número de casamentos e aumento de divórcios em 2016
Lista de espera do SUS vai servir de base para planejamento da saúde em SC

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SC"O torcedor vai apoiar e vamos fazer o nosso melhor", projeta lateral do Avaí: https://t.co/j1oXyK2Vra https://t.co/ueIIoGDPxRhá 5 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCFigueirense acerta a renovação de Zé Antônio, Jorge Henrique, João Paulo e André Luís: https://t.co/3BQozpvOeYhá 6 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca