Veranistas disputam faixa de areia reduzida com entulhos nas praias do norte da Ilha - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Temporada19/11/2017 | 15h30Atualizada em 20/11/2017 | 15h13

Veranistas disputam faixa de areia reduzida com entulhos nas praias do norte da Ilha

Prefeitura promete recuperar as praias atingidas até 15 de dezembro 

Veranistas disputam faixa de areia reduzida com entulhos nas praias do norte da Ilha Betina Humeres/Diário Catarinense
Casal gaúcho Beatriz e Lucas na praia de Canasvieiras Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Mesmo com tempo meio nublado e temperaturas amenas, as praias de Canasvieiras e Ingleses, no norte da Ilha, receberam bastante gente na manhã deste domingo (19). Sinal que a temporada de verão já está começando. No entanto, uma situação incomoda: os banhistas têm que disputar espaço com entulhos na faixa de areia, que já está curta em função das constantes ressacas e a maré alta. A prefeitura promete recuperar as praias atingidas até 15 de dezembro.

Concreto, tijolos, ferro, madeira e sacos de areia estão sendo colocados por comerciantes e até moradores que ocupam a praia de Canasvieiras para conter o avanço do mar. Moradora do bairro, Marize Silveira, de 58 anos, reclama que não tem como andar na areia em dias de maré alta.

— Não é mais uma praia que a gente caminhava qualquer hora do dia. E o pessoal fazendo esse tipo de coisa na praia, então, só piora.

Um casal de turistas gaúchos que caminhava pela praia nesta manhã tomando chimarrão precisou se desviar dos entulhos para passar.

— Ficou meio grotesco, parece que passou um furacão aqui! — compara Beatriz Barcelos, de 31 anos, natural de Bagé (RS).

— Aquelas vigas ali são perigosas para o pessoal que anda descalço, alguém pode se machucar — alerta o companheiro dela, o  Lucas Gonçalves, de 26.

Já nos Ingleses, no lado norte tem trechos que não há nada de faixa de areia. É impossível passar pelo trecho sem se encharcar.

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 19/11/2017 - Banhistas X entulhos - obras de contencao da mare, nas praias no norte da ilha, deixam entulhos na praia e banhistas transitam entre a agua e pedacos de concreto (PRAIA DE CANASVIEIRAS)Local: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Na terça-feira passada (14), a Defesa Civil de Florianópolis iniciou aos trabalhos de recuperação das praias mais atingidas pelo avanço do mar. Segundo a prefeitura, empresas contratadas estão no norte da Ilha limpando os escombros das construções danificadas pelas persistentes ressacas e marés altas. No entanto, neste domingo não havia nenhuma equipe nem em Canas, nem nos Ingleses.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Luiz Eduardo Machado, serão quatro frentes de trabalho: retirada de entulhos e limpeza das faixas de areia em Canasvieiras, Ingleses, Brava e Matadeiro; recuperação, reposicionamento e restabelecimento da iluminação pública nas praias atingidas; estabilização de postos guarda-vidas em Canasvieiras, Brava e Matadeiro; e estabilização de decks de acesso público, principalmente nos Ingleses.  

 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 19/11/2017 - Banhistas X entulhos - obras de contencao da mare, nas praias no norte da ilha, deixam entulhos na praia e banhistas transitam entre a agua e pedacos de concreto (PRAIA DOS INGLESES)Foto: Santiago Reyes, uruguaioLocal: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Turista uruguaio Santiago Reyes, caminhando pelos InglesesFoto: Betina Humeres / Diário Catarinense
 FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL, 19/11/2017 - Banhistas X entulhos - obras de contencao da mare, nas praias no norte da ilha, deixam entulhos na praia e banhistas transitam entre a agua e pedacos de concreto (PRAIA DE CANASVIEIRAS)Local: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com Edsoul: descarte o lixo no local correto. https://t.co/ujC7TKEqTT https://t.co/ElSlNdaFslhá 6 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRodrigo Faraco: Avaí tem que iniciar o processo de remontagem. https://t.co/rHCjRoIwK7 https://t.co/AEd5SilfVFhá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca