Ações voluntárias levam Natal para comunidades carentes da Grande Florianópolis - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Solidariedade02/12/2017 | 03h49Atualizada em 04/12/2017 | 13h21

Ações voluntárias levam Natal para comunidades carentes da Grande Florianópolis

A Hora fez um apanhado de eventos e te dá os caminhos para ajudar

Ações voluntárias levam Natal para comunidades carentes da Grande Florianópolis Betina Humeres/Diário Catarinense
José vira Papai Noel e faz a alegria das crianças no sul da Ilha Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

A roupa dele é vermelha, usa óculos e gorro, tem a barba bem branquinha e é famoso pela barriga gordinha. Dizem que vive no Polo Norte, mas nesta época do ano pode ser encontrado em todo canto do mundo. Por aqui, um deles é conhecido como José Ricardo Stefen, motorista do aeroporto. Mas no Natal é chamado de Papai Noel.

José é morador do bairro Carianos, em Florianópolis, e há 16 anos se transforma no bom velhinho para levar mais alegria para a criançada carente. Ele chegou a construir um trenó, com renas e tudo, para sair pelas ruas do sul da Ilha entregado brinquedos e guloseimas.

Neste ano, a ação ocorre em 24 de dezembro. José, familiares e amigos vão sair de caminhonete do bairro Carianos, passando pelo Rio Tavares, Costeira e Saco dos Limões.

— Graças a Deus o pouco que a gente tem é muito e muitas pessoas não tem nada, nem pouco, por isso eu faço isso, é gratificante.

Mas a ação só será possível se houver um milagre de Natal, pois José ainda não arrecadou todos os brinquedos que precisa. Por enquanto, ele tem 800 pacotes de bala e 400 brinquedos. Mas a intenção é arrecadar a mesma quantidade do ano passado, 2,5 mil sacos de bala e 2,5 mil brinquedos.

O que: Entrega de brinquedos e doces
Onde: Carianos, Rio Tavares, Costeira e Saco dos Limões
Quando: 24 de dezembro
Como ajudar: Doações de brinquedos novo ou usados em bom estado e doces (balas, pirulitos e chocolates). Entrar em contato com José no (48) 98464-3057 ou pelo Facebook.

Além da ação de José, a Hora separou algumas entidades e voluntários que estão empenhados em ajudar a tornar o Natal de alguém mais feliz. Confira:

Natal Solidário em Palhoça
As crianças do bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça, terão uma festa de Natal no dia 16 de dezembro. O evento está sendo preparado pelo bombeiro militar Jefferson dos Santos, 42 anos, que sofreu um acidente de moto no início do ano e prometeu ajudar as comunidades carentes caso conseguisse se recuperar. E é isso o que ele vai fazer. A festa será gratuita e para toda a comunidade. Durante o evento terão brinquedos infláveis, picolés, algodão doce e outras guloseimas. No final do dia, o Papai Noel vai entregar brinquedos para cada criança. A festa também será uma oportunidade para Jefferson arrecadar alimentos não perecíveis que serão distribuídos para as famílias carentes.
Onde: Ginásio de esportes, na Rua 31 de Março, em frente ao centro comunitário
Quando: 16 de dezembro, das 14h às 18h
Como ajudar: Doações de brinquedos novos ou usados em bom estado. Entrar em contato com Jefferson no (48) 99133-5117. Um quilo de alimento não perecível pode ser levado no dia do evento.

Passeio e churrasco para crianças da Geração da Chico
O projeto Geração da Chico vai comemorar o Natal de uma forma diferente neste ano. Ao invés da tradicional festa dentro da comunidade Chico Mendes, onde fica a sede do projeto, as crianças vão passear em alguma praia. A intenção é proporcionar uma experiência diferente pra criançada. A comemoração do Natal será no dia 17 de dezembro. O local ainda não foi definido, mas a expectativa é preparar um churrasco para as 60 crianças e professores do projeto. No final do passeio o Papai Noel vai entregar brinquedos para os pequenos.
Como ajudar: Doações de brinquedos novos ou usados em bom estado, carne para churrasco, refrigerante e suco. Entrar em contato com Karol no (48) 99999-5583.

Festa de Natal no Morro da Penitenciária
A Igreja Batista da Trindade, em Florianópolis, vai realizar uma festa de Natal para a comunidade do Morro da Penitenciária, no dia 17 de dezembro. O evento deve atender cerca de 500 pessoas, entre crianças e adultos. A criançada terá à disposição cerca de 10 brinquedos infláveis, distribuição de lanches e doces e apresentação de teatro. Tudo é gratuito. Os cães da Polícia Militar participarão do evento e o Corpo de Bombeiros Militar levará um veículo de combate a incêndio para apresentar à comunidade. A Polícia Ambiental também vai estar presente. A comunidade também poderá consultar e tirar dúvidas com pediatra, fonoaudiólogo, ginecologista, dentista e advogados.
Onde: Rua José Francisco Dias Areias, 274, bairro Trindade, Florianópolis
Quando: 17 de dezembro, das 13h às 20h
Como ajudar: Doações de brinquedos novos ou usados em bom estado, alimentos e apoio de empresas que queiram prestar serviços. Entrar em contato com Giovani Pacheco pelo telefone (48) 99967-4931 ou pelo e-mail revsouza@msn.com.

Associação faz festa para comunidade do Alto da Caieira
A Associação de Moradores do Alto da Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis, está preparando uma festa de Natal para a comunidade. A data ainda não foi definida, mas a intenção é montar um espaço com brinquedos, cachorro-quente, bolo, refrigerante e doce para receber a criançada e toda a família. Mas para que a entidade consiga realizar a festa ela precisa da ajuda da população com doações de brinquedos e alimentos para preparar os lanches.
Onde: Campo de areia, na Rua Transcaeira, bairro Saco dos Limões, Florianópolis
Quando: Data a definir, a partir das 11h
Como ajudar: Doações de brinquedos novo ou usados em bom estado, alimentos para o cachorro-quente (pão, salsicha, cebola, tomate, molho de tomate), pipoca, bolo, refrigerante e suco. Entrar em contato com Silvana pelo telefone (48) 98433-3358.

Festa para crianças no Morro do Horácio
As crianças atendidas pela Associação Beneficente, Educacional e Assistencial Gente Amiga, no Morro do Horácio, em Florianópolis, terão uma festinha no dia 16 de dezembro. A entidade está arrecadando brinquedos, doces, objetos de decoração natalina e precisa de um Papai Noel voluntário. A associação atende 80 crianças e precisa da ajuda da população para fazer o Natal da criançada mais feliz.
Onde: Sede da entidade, na Rua Antônio Carlos Ferreira, 1.175, topo do Morro do Horácio, bairro Agronômica, Florianópolis
Quando: 16 de dezembro, das 9h às 15h
Como ajudar: Doações de brinquedos novos ou usados em bom estado, alimentos para o dia da festa (doces, balas, pirulito, chocolate, bolo e refrigerante) e objetos de decoração de Natal. Entrar em contato com Monique pelo telefone (48) 3223-6553 ou 98849-6503.

Bombeiros Solidários
Os bombeiros de São José vão fazer, pela primeira vez, uma carreata para distribuir presentes de Natal para as crianças de bairros carentes de São José e Palhoça. O evento acontece no dia 23 de dezembro, no período da manhã. O sargento Luiz Carlos Gomes informa que durante todo o ano, os bombeiros solidários realizaram diversos eventos para a comunidade e no Natal não poderia ser diferente.
— A nossa intenção é entregar brinquedos e doces para, no mínimo, mil crianças — diz.
O quartel está arrecadando brinquedos e doces e toda doação é bem-vinda. Segundo o sargento, eles também estão vendendo duas rifas para arrecadar dinheiro para comprar mais presentes. Os prêmios são uma camiseta do Avaí e outra do Figueirense. O valor da rifa é R$ 3.
Onde: Saída do quartel, na Rua Getúlio Vargas, 278, Centro de São José, passando pelo Morro do Avaí e Cova da Onça. Em Palhoça, vão passar pelos bairros Caminho Novo e Ponte do Imaruim, na comunidade Baixada
Quando: 23 de dezembro, a partir das 8h
Como ajudar: Doações de brinquedos, doces e compra de rifas. Entrar em contato com o sargento Gomes pelo telefone (48) 99916-1854 ou direto no quartel.

Crianças e adolescentes da Aebas terão festinha
Os quatro núcleos da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), de Florianópolis, vão realizar uma comemoração de Natal com cerca de 300 crianças e adolescentes atendidas pela entidade. Os núcleos da Caieira e da Prainha terão festa no dia 7 de dezembro. O núcleo da Vila Santa Vitória, na Agronômica, comemorará no dia 8 e o do Frei Damião, em Palhoça, será no dia 13. Os presentes de Natal para cada criança já foram garantidos, mas a entidade ainda precisa de brinquedos infláveis, para serem instalados no dia da festa, doces e salgados. A Aebas também pede material escolar para o próximo ano.
Quando: 13 de dezembro, a partir do meio-dia
Como ajudar: Doações de doces e salgados para o almoço das crianças e material escolar. Entrar em contato pelo telefone (48) 3025-6622.

Time da várzea vai distribuir presentes de Natal
Um time de futebol formado por amigos de Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, na Grande Florianópolis, está preparando uma ação para entregar brinquedos e doces pelos bairros mais carentes das duas cidades. Marcos Roberto Gallo, jogador do A.D Dasantiga, conta que o time foi formado por amigos para se divertirem e jogarem os campeonatos de várzea. Com a proximidade do Natal, o grupo teve a ideia fazer alguma ação social. Foi então que se uniram para arrecadar brinquedos e doces. A intenção é distribuir os presentes no dia 24 de dezembro pelos bairros carentes de Santo Amaro e Palhoça.
Onde: Bairros de Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça
Quando: 24 de dezembro
Como ajudar: Doações de brinquedos e doces. Entrar em contato com Marcos pelo telefone (48) 99685-8104

Morador de São José cumpre promessa no Natal
Há alguns anos, o pedreiro Jean Fabrício Hang, de 38 anos, fez uma promessa: se conseguisse largar as drogas iria distribuir guloseimas para as crianças no Natal. Há cinco anos ele abandonou o vício e desde o ano passado faz o Natal de muitos pequenos mais doce e feliz. E este ano não será diferente. De acordo com Jean, no dia 24 de dezembro, ele vai entregar as guloseimas nas igrejas Batista e Batista Adore e no asilo do bairro Areias, em São José. Mas para que mais crianças ganhem presente, ele precisa da ajuda da comunidade, com doações de sacos de balas, pirulitos, chocolates, entre outras guloseimas.
Onde: Igrejas Batista, Igreja Batista Adore e asilo do bairro Areias, em São José
Quando: 24 de dezembro
Como ajudar: Doações de doces. Entrar em contato com Jean pelo (48) 9-9863-0579.

Chocotone Solidário do Instituto Padre Vilson Groh
O Instituto Padre Vilson Groh (IVG) realiza a campanha de Natal Chocotone Solidário. O dinheiro arrecadado com a venda dos chocotones será usado para a manutenção das sete entidades que compõem o instituto. O doce custa R$ 20. Na compra acima de 100, cada chocotone sai por R$ 18. A intenção é vender quatro mil doces. Até esta sexta-feira, 1º de dezembro, foram vendidos dois mil.
Como ajudar: Encomendas de chocotones. Entrar em contato pelo telefone (48) 3039-1828 ou e-mail ivg@redeivg.org.br.

ONG precisa da comunidade para fazer festa de Natal
ONG Impacto Vivo, que atende crianças do bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, precisa da ajuda da comunidade para fazer uma festinha de Natal para a criançada. A entidade pede doações de brinquedos, material escolar, cestas básicas e dinheiro. Atualmente, a ONG atende 94 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. O dia da festinha ainda não foi definido.
Onde: Na sede da ONG, Rodovia João Gualberto Soares, 4696, no Rio Vermelho, em Floripa.
Quando: Data a definir
Como ajudar: Doações de brinquedos, material escolar, cestas básicas e dinheiro. Entrar em contato pelo telefone (48) 3232-9750.

Casa de acolhimento prepara festinha
A Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito, no Centro de Florianópolis, está precisando de calçados, material escolar e de higiene para a criançada. Atualmente, a casa acolhe 11 pequenos, mas tem capacidade para 20 com idade entre 7 e 18 anos incompletos. No dia 20 de dezembro será realizada uma festa de Natal. Segundo a entidade, os brinquedos já estão garantidos, mas quem quiser colaborar e doar os outros materiais será bem-vindo.
Quando: 20 de dezembro
Como ajudar: Doações de calçados, material escolar. Entrar em contato pelo telefone (48) 3028-1002. Ligar antes para saber o número dos calçados das crianças.

Amigos Solidários
O grupo Amigos Solidários, de Florianópolis, vai realizar duas ações de Natal. Uma delas será no dia 13 de dezembro com os moradores de rua que ficam no viaduto entre Floripa e São José. O grupo, junto com a Turma da Marmita, vai levar um prato de comida para essas pessoas a partir das 20h. Já no dia 16, eles vão entregar presentes para os idosos do residencial geriátrico Ana Clara, em Biguaçu. Os Amigos Solidários estão arrecadando alimentos não perecíveis, material de higiene e caixas de bombom.
Onde: Viaduto entre Floripa e São José, a partir das 20h. Residencial geriátrico Ana Clara, em Biguaçu, às 16h
Quando: 13 e 16 de dezembro
Como ajudar: Doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e caixas de bombom. Entrar em contato com Daniel Pereira pelo telefone (48) 99931-3128.

Leia mais notícias sobre o Natal na Grande Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCAprenda a enfrentar o medo de falhar na hora H https://t.co/EP8inH8fWChá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCUdesc promove atividades culturais gratuitas neste sábado em Florianópolis https://t.co/ZznjrHJLughá 2 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca