Projeto Limpeza dos Mares chega ao canal da Barra da Lagoa no sábado - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

Ação em Florianóplis07/12/2017 | 17h27Atualizada em 07/12/2017 | 17h27

Projeto Limpeza dos Mares chega ao canal da Barra da Lagoa no sábado

Objetivo da Acatmar é retirar mais de 10 toneladas de lixo do fundo e dos arredores do canal

Projeto Limpeza dos Mares chega ao canal da Barra da Lagoa no sábado Murilo Wolff/Divulgação
Objetivo da Acatmar é retirar mais de 10 toneladas de lixo do fundo e dos arredores do canal Foto: Murilo Wolff / Divulgação
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Aproximadamente 100 voluntários vão arregaçar as mangas para fazer a limpeza de um dos pontos mais belos da capital catarinense. O projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Catarinense (Acatmar), ocorrerá no sábado no canal da Barra da Lagoa, no Leste de Florianópolis. O objetivo é retirar aproximadamente dez toneladas de lixo e entulho do fundo e do entorno da ligação entre a Lagoa da Conceição e o Oceano Atlântico.

Segundo o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, cerca de 40 mergulhadores ajudarão com a limpeza do fundo do canal, que tem uma profundidade média de dois metros, enquanto outros voluntários ajudarão com o entorno. A Acatmar fornecerá os cilindros de oxigênio para os mergulhadores, que são profissionais do ramo.

— Desde que o projeto surgiu, em 2014, já tivemos nove etapas e retiramos mais de 50 toneladas de lixo dos mares. É um trabalho importante, que marca a abertura do verão para a gente — diz Ferrari. 

A estimativa de dez toneladas baseia-se no que foi coletado no ano passado no mesmo local. Na Baía dos Golfinhos, na Baía Norte, por exemplo, foram recolhidos aproximadamente 12 toneladas. Já na Praia Grande, em Governador Celso Ramos, 11 toneladas foram recolhidas.

O evento conta com o apoio da prefeitura de Florianópolis. A Comcap, por exemplo, disponibilizará lixeiras para o recolhimento dos dejetos no entorno do canal. A iniciativa é patrocinada por uma rede de supermercado atacadista do Estado. 

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCApós renovação, Claudinei Oliveira traça meta: "Recolocar o Avaí na Série A". https://t.co/w3YgUlWB30 https://t.co/SqcRezfBNhhá 7 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCPM forma parte de nova turma de soldados em Florianópolis e anuncia distribuição dos policiais.… https://t.co/0pEC2YTLulhá 8 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca