Cinco mil crianças estão sem vaga nas creches e escolas de Palhoça - Geral - Hora de Santa Catarina

Vers?o mobile

 

Educação14/02/2018 | 14h58Atualizada em 14/02/2018 | 14h58

Cinco mil crianças estão sem vaga nas creches e escolas de Palhoça

Com essa enorme fila de espera, o Ministério Público pediu o bloqueio de verbas públicas

Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina

redacaohsc@somosnsc.com.br

Cinco mil crianças ainda não conseguiram se matricular para o ano letivo em Palhoça. Com essa enorme fila de espera por uma vaga na educação infantil, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu o bloqueio de verbas públicas no valor de mais de R$ 1 milhão, alegando o direito das crianças à educação. 

De acordo com reportagem do portal G1, 1.500 crianças aguardam uma vaga na pré-escola e 3.000 nos primeiros anos do ensino fundamental. Atualmente, 3.400 crianças estão matriculadas na rede pública e outras 2.700 em escolas conveniadas com a prefeitura.

Vale lembrar que, conforme o Ministério da Educação, é dever dos pais matricular seus filhos a partir dos 4 anos e obrigação das redes de ensino garantir a vaga para todos as crianças a partir da mesma idade. 

A promotoria de Infância e Juventude de Palhoça chegou a fazer uma requisição judicial para um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando a criação de 5.000 vagas, número que seria suficiente para matricular todas as crianças que estão na fila de espera. Porém, segundo o promotor Aurélio Giacomelli da Silva, a prefeitura não cumpriu o TAC.

A secretária de Educação, Schirley Scharf, reconheceu o problema e disse que o município irá inaugurar cinco unidades com capacidade total para 600 vagas, mas que realmente algumas crianças ficarão sem vaga.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCFalando de Sexo: a falta de desejo também pode atingir os homens  https://t.co/pP7SUgBWFBhá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCUFSC segue como a sétima melhor universidade entre as públicas do país https://t.co/Y8WcqRCLH3há 2 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca