Copa Lord vai dar um banho de fé na Passarela Nego Quirido - Geral - Hora de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Carnaval 201801/02/2018 | 09h41Atualizada em 01/02/2018 | 09h41

Copa Lord vai dar um banho de fé na Passarela Nego Quirido

A escola do Morro da Caixa será a quarta a desfilar. Conheça o enredo e os candidatos a Musa e Muso da Hora

Copa Lord vai dar um banho de fé na Passarela Nego Quirido Tiago Ghizoni/Hora de Santa Catarina
Foto: Tiago Ghizoni / Hora de Santa Catarina

A Embaixada Copa Lord será a quarta escola a desfilar no Carnaval de Florianópolis 2018. A amarelo, vermelho e branco do Morro da Caixa vai para a Passarela Nego Quirido contar a história do manjericão. A erva, conhecida por seus poderes curativos e de limpeza espiritual, já foi alvo de perseguição até se tornar símbolo de purificação, usada como tempero e, principalmente, nos rituais de diversas religiões e crenças.

A escola vai levar para a avenida 1,3 mil componentes e 21 alas, além de duas alegorias. Criada por quatro amigos, a Copa Lord já tem quase 63 anos de carnavais. O primeiro nome sugerido para a escola foi Os Garotos do Ritmo. Mas, logo ele foi mudado para Embaixada Copa Lord. Embaixada significa a união de negros e brancos no samba, a gíria Copa Lord quer dizer jogada alta. A ideia era que a escola fosse a grande jogada do Carnaval da Capital.

Faça parte

As fantasias da Embaixada Copa Lord estão sendo vendidas na loja oficial da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) no Mercado Público, em frente ao box 32. O valor de cada vestimenta é de R$ 100. Já para quem quer acompanhar os ensaios, nesta quinta-feira, 1º, acontece o tradicional volta à Praça XV de Novembro, às 20h.

Os ingressos para os desfiles no dia 10 de fevereiro estão à venda pelo site Ingresso Rápido e nas Lojas Koerich. O preço para arquibancada é de R$ 40.

Samba-enredo Copa Lord 2018

Enredo: Manjericão — Um banho de fé
Autores: Barão, Fred Inspiração, Jean Leiria, Nellipe e Willian Tadeu (samba e enredo)
Intérprete: Nellipe

Do imenso oceano de leite
Insano deleite ao paladar
Entrelaçado em madeixas, se fez a magia
Aroma que deixa um quê de poesia na cultura milenar
Desperta o sonho da eternidade
Com seu poder de majestade
Simboliza o ódio e o amor
Sagrado destino
Guiou seu caminho aos pés do Senhor

Ê manjericão, velho feiticeiro
O sabor do teu tempero deu o que falar
Levanta essa taça pra dar a resposta
Voar do jeito que a bruxa gosta

Um cheiro tão bom na brisa do mar
Leva meu samba a navegar
Perfuma a canção, dói no coração
Viola é que me faz chorar

Pra vencer todos os prantos, clareia!
Feito o gosto da paixão, incendeia!
Firma o ponto, mandingueiro
Lava a alma no terreiro
Como manda a guerreira

Ôôô... baiana e porta-bandeira
Ôôô... mãe de santo e rezadeira
Girando em um mesmo ritual
Derramando axé no Carnaval

Dando um banho de fé, eu levanto poeira
Meu Morro da Caixa não é brincadeira
Dando um banho de amor, a avenida sacode
É Copa Lord, é! É Copa Lord!

Conheça Karoline Santos

 Candidatos ao prêmio Muso e Musa da Hora 2018 já estão em seus lugares! Eles trocaram uma ideia com a gente e participaram de um ensaio de fotos e produção de um vídeo de cada um. Na foto: Karoline Franciele dos Santos, 24 anos - Copa Lord (FOTO: TIAGO GHIZONI/HORA DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRASIL - 24/01/2018)
Foto: Tiago Ghizoni / Hora de Santa Catarina

Com cinco anos, Karoline Franciele dos Santos, hoje com 24, deu os primeiros passos no Carnaval na companhia da mãe, Sueli Maria Fidelis, 53, passista da Unidos da Coloninha. A moradora do bairro Jardim Cidade, em São José, cresceu em meio ao batuque da bateria e da ala das crianças, Karol virou passista com 15 anos.

Mas foi a Embaixada Copa Lord que fez o coração da mestranda em serviço social bater mais forte. Em 2013, ela foi convidada pela escola para desfilar e desde então não parou mais.

— Eu já tinha muita simpatia pela escola, muita paixão porque metade da minha família era Copa Lord — conta.

Por dois anos, em 2015 e 2016, a candidata à Musa da Hora teve que se afastar dos carnavais por causa da gravidez e a faculdade.

— Desde que me conheço por gente eu gosto do Carnaval. Eu amo o Carnaval, é a época do ano que mais espero. Os dois anos que fiquei de fora eu sentia muita falta, um vazio, nem gostava de ir aos ensaios.

Conheça Biafra Gonçalves

A primeira vez que desfilou, Biafra Gonçalves, 35 anos, estava na barriga da mãe, Terezinha Ribeiro, 65. Isso foi na época em que Terezinha era passista da Protegidos da Princesa. Ao nascer, Biafra continuou sambando, primeiro na escola da mãe durante 10 anos e depois na Embaixada Copa Lord, onde está há sete anos.

 Candidatos ao prêmio Muso e Musa da Hora 2018 já estão em seus lugares! Eles trocaram uma ideia com a gente e participaram de um ensaio de fotos e produção de um vídeo de cada um. Na foto: Biafra Gonçalves, 35 anos - Copa Lord (FOTO: TIAGO GHIZONI/HORA DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRASIL - 24/01/2018)Candidatos ao prêmio Muso e Musa da Hora 2018 já estão em seus lugares! Eles trocaram uma ideia com a gente e participaram de um ensaio de fotos e produção de um vídeo de cada um. Na foto: Caroline de Souza Freitas, 24 anos - Nação Guarani (FOTO: TIAGO GHIZONI/HORA DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA, BRASIL - 24/01/2018)
Foto: Tiago Ghizoni / Hora de Santa Catarina

— Eu ia muito aos ensaios da ala das passistas. Um dia, a coordenadora da ala me convidou para participar da escola e estou lá desde então.

Biafra é famoso por suas roupas cheias de brilho e detalhes que fazem toda a diferença. É ele quem confecciona os figurinos e faz os apliques com muito brilho. Toda dedicação ao samba e ao Carnaval e, claro, o samba no pé, lhe rendeu, em 2016, o título de Passista de Ouro e no ano seguinte, o segundo lugar.

— O Carnaval é um momento especial, de muita emoção e alegrias. Ver o brilho nos olhos das pessoas é a minha satisfação, é um sonho.

Concurso

Nesta semana, a Hora apresenta os candidatos a Musa e Muso. As publicações seguem a ordem do desfile, definido pela Lief. Para votar no seu representante, leve em consideração os seguintes critérios: simpatia, beleza, samba no pé e defesa da faixa. A votação começa no dia 5 de fevereiro no site da Hora.

Quem vencer a disputa online já terá 10 pontos de vantagem que serão somados com as notas dos jurados do concurso presencial no Lira Tênis Clube, no dia 8, a partir das 19h, na Rua Felipe Schmidt, 636, Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.

Ordem de publicação dos candidatos:

Segunda-feira (29/1): Dascuia
Terça-feira (30/1): Nação Guarani (Palhoça)
Quarta-feira (31/1): Unidos da Coloninha
Quinta-feira (1º/2): Embaixada Copa Lord
Sexta-feira (2/2): Protegidos da Princesa
Sábado (3/2): Consulado

Leia mais: 

Conheça os candidatos a Musos da Hora

Coloninha vai mostrar as evoluções tecnológicas na Passarela Nego Quirido

Escola de Palhoça vai levar as descobertas através dos mapas para Nego Quirido

Verde e Rosa vai contar a história do samba

Bloco de Sujos: a essência do Carnaval em Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCAudiência discute situação dos terrenos de marinha no Trindade, em Florianópolis https://t.co/0MvvDYGeNBhá 3 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCVereadores aprovam cessão de terrenos para os Bombeiros e a Polícia Militar em Florianópolis https://t.co/lB9efE3hXGhá 5 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca