Falando de Sexo: entenda os riscos da automedicação - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Fica a dica06/03/2018 | 15h15Atualizada em 06/03/2018 | 15h17

Falando de Sexo: entenda os riscos da automedicação

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores

Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina

redacaohsc@somosnsc.com.br

*Minha namorada está com um pequeno caroço na vagina, e uma amiga nossa disse que deve ser herpes. Mas eu nunca tive herpes! Pode ser realmente este problema?

*** Carlinhos-Pilula do dia seguinte 1 ***Pilula do dia seguinte
Foto: Carlinhos Rodrigues / Agencia RBS

Os sintomas físicos na área genital em cada indivíduo são, aparentemente, semelhantes em sinais, textura e duração. Porém, cada pessoa tem a sua própria fisiologia. Por isso, irá desenvolver as doenças de maneira diferente. 

O costume da automedicação ou de se tratar com remédios usados por conhecidos que tiveram algo parecido é muito perigoso! Com este hábito, vocês podem mascarar o início de uma doença mais séria. 

Procurem um médico em casos como estes, porque somente o exame clínico poderá diagnosticar o que está acontecendo com a sua namorada e qual a melhor conduta a ser aplicada em seu caso.

Orientação

Procurar um ginecologista faz algumas meninas, principalmente as mais jovens, ficarem com medo de que o médico pense que ela está louca para transar. Mas isto é um grande engano. 

É importante saber que esta consulta inicial poderá ser apenas de esclarecimento das dúvidas: funcionamento do aparelho reprodutor, os métodos contraceptivos mais indicados para o seu corpo, a necessidade do preservativo como única forma de prevenir das doenças sexualmente transmissíveis e qualquer outra questão que a paciente possa ter.

Muitas informações chegam à jovem de forma incompleta ou equivocada. Cabe ao profissional orientá-la com recomendações cientificamente corretas.

 Leia todas as colunas do Falando de Sexo   

Leia notícias da Grande Florianópolis


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCA nova iluminação da avenida central do Kobrasol. https://t.co/pl6ma6LFEUhá 48 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCPedal solidário em apoio ao asilo Casa Santa Maria dos Anjos, em Palhoça. https://t.co/QgweRYMdA8há 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca