Rua no Centro de Floripa está sem iluminação pública há um ano - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Seu Problema é Nosso16/05/2018 | 09h34Atualizada em 16/05/2018 | 11h24

Rua no Centro de Floripa está sem iluminação pública há um ano

Pelo menos cinco postes da Rua José Boiteux estão sem lâmpadas

Os moradores do final da Rua José Boiteux, próximo à escadaria, no Centro de Florianópolis, estão sem iluminação pública há cerca de um ano. Pelo menos cinco postes estão sem lâmpadas. A escuridão prejudica os moradores, principalmente os mais velhos e as crianças, que precisam andar com lanternas ou não sair mais de casa após escurecer.

— Todas as noites é uma escuridão total. Precisamos de ajuda — destaca a cuidadora de idosos Glaucia Regina Natividade, 30 anos.

Segundo Glaucia, os moradores andam com lanternas ou com a luz do celular para conseguirem subir e descer a escadaria que fica no alto da rua. A situação preocupa os moradores porque há muitas crianças e idosos que podem se machucar em meio à escuridão.

— É um perigo para quem precisa sair à noite, hoje às seis horas já tá escuro, como chegar em casa, pegar o ônibus? Alguém pode cair — diz Glaucia.

Rosarita Costa, 72, torceu o pé na semana passada ao descer as escadas no escuro. A nora também se machucou ao cair da escada porque não conseguia ver os degraus.

— Isso tem que dar um jeito porque não podemos ficar assim, não dá pra gente ficar andando no escuro, é muito perigoso.

Os moradores chegaram a ligar diversas vezes para a Celesc, mas não tiveram resposta de quando o problema seria resolvido.

Solução

A Celesc informa que a manutenção da iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura. Os técnicos da companhia são chamados para dar apoio quando precisa desligar ou ligar a energia da rede. A prefeitura de Florianópolis confirmou que o serviço de troca de lâmpadas é feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

Até segunda-feira (14), a Cosip não tinha registros da situação da Rua José Boiteux. Uma equipe da Cosip deve ir ao local em dois dias para verificar a situação e realizar os reparos.

O que fazer nesses casos

Caso algum poste da sua rua esteja com a lâmpada quebrada, queimada ou que fica acesa durante o dia é só ligar para o 0800 645 6405, de segunda a sábado, das 8h às 22h. A ligação é gratuita e pode ser feita também pelo celular.

No site da Celesc (www.celesc.com.br) há o telefone de serviço de iluminação pública para todos os municípios de Santa Catarina. O telefone da Cosip de Florianópolis é o 3251-6044.

Leia mais notícias de Florianópolis

 
Hora de Santa Catarina
Busca