Coalizão liderada pelos EUA ataca posições do regime na Síria - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Damasco17/06/2018 | 23h11

Coalizão liderada pelos EUA ataca posições do regime na Síria

AFP
AFP

Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam posições das forças do regime sírio no leste do país, matando vários combatentes, informou a agência oficial Sana na madrugada desta segunda-feira.

"Aparelhos da coalizão americana bombardearam nossas posições militares na zona de Al Hari, no sudeste de Bukamal", cidade da província oriental de Deir Ezzor, revelou a Sana, citando uma fonte militar.

Em Deir Ezzor, província rica em petróleo, as Forças Democráticas Sírias (FDS) - apoiadas pelos Estados Unidos - e tropas do regime realizam ofensivas paralelas contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

As tropas de Damasco controlam as terras a oeste do Eufrates, que divide a província em duas, enquanto as FDS combatem para expulsar o EI de várias localidades situadas na margem oriental do rio, na zona da fronteira com o Iraque.

As duas forças têm conseguido - em grande medida - evitar os confrontos na zona, com o estabelecimento de uma linha de demarcação, mas ocorrem incidentes.

Em abril, aconteceram choques entre os dois contingentes, que deixaram uma dúzia de mortos.

Em fevereiro, a coalizão dirigida pelos Estados Unidos bombardeou posições em Deir Ezzor matando mais de 100 combatentes pró-regime. Na ocasião, Washington declarou que os ataques foram uma represália a uma ação contra militares americanos e tropas das FDS.

* AFP

 
Hora de Santa Catarina
Busca