Parlamento da Suécia destitui o primeiro-ministro em moção de confiança - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Estocolmo25/09/2018 | 07h10

Parlamento da Suécia destitui o primeiro-ministro em moção de confiança

AFP
AFP

A coalizão de centro-direita e a extrema-direita da Suécia votaram nesta terça-feira a favor da destituição do primeiro-ministro social-democrata Stefan Löfven, enfraquecido após as eleições legislativas nas quais nenhum partido conquistou maioria.

Um total de 204 parlamentares de 349 votaram contra a moção de confiança, ou seja, todos os representantes da direita, do centro e da extrema-direita, com exceção de um voto.

"A Suécia precisa de um novo governo que busque um amplo apoio político para dirigir as reformas", afirmou o líder conservador Ulf Kristersson diante dos parlamentares antes da votação, cujo resultado era esperado.

O presidente do Parlamento, o conservador Andreas Norlen, deve convocar o mais rápido possível os representantes dos partidos com cadeira no Riksdag, o Parlamento unicameral do país escandinavo, a consultas para a formação de um novo governo.

Após o enfraquecimento de Stefan Löfven, Ulf Kristersson deseja assumir o comando e propor uma sucessão de direita. Löfven deixou claro após a votação que pretende continuar "servindo o país" como próximo primeiro-ministro.

A coalizão de centro-esquerda, com o Partido Social-Democrata e os ecologistas, com o apoio informal do Partido de Esquerda (ex-comunista) no Parlamento, conseguiu uma cadeira a mais no Parlamento que a aliança de centro-direita nas legislativas.

Além disso, o Social-Democrata, apesar do pior resultado em várias décadas, permanece como o primeiro partido da Suécia, muito à frente dos Moderados (conservadores) e dos Democratas da Suécia (extrema-direita).

Na expectativa pelos resultados as negociações dirigidas pelo presidente do Parlamento, Löfven permanece em seu cargo para administrar os assuntos correntes.

* AFP

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCNovo terminal do aeroporto de Florianópolis terá posto de gasolina, laboratório, dentista e médico. https://t.co/8v1LHUzgplhá 9 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCPrefeitura de Florianópolis publica editais para comércio ambulante no verão. https://t.co/1MW64LvmSIhá 39 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca