Defesa Civil de Florianópolis alerta para formação de ciclone no final de semana - Geral - Hora de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Fique ligado24/10/2018 | 12h09Atualizada em 24/10/2018 | 17h01

Defesa Civil de Florianópolis alerta para formação de ciclone no final de semana

Defesa Civil de Florianópolis alerta para formação de ciclone no final de semana Leo Munhoz/Agencia RBS
Em 2016, ciclone causou estragos no litoral catarinense Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

A Defesa Civil de Florianópolis emitiu um alerta para formação de um ciclone extratropical entre a noite de sexta-feira (26) e a manhã de domingo (28). O fenômeno meteorológico deve se intensificar na costa sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Esses sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa. Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o final de semana podem ocorrer ventos fortes, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h no litoral e no planalto sul catarinense. 

No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul.

A equipe de meteorologia da Epagri/Ciram informa que segue monitorando a localização e intensidade deste ciclone nos próximos dias, atualizando a previsão.

Puchalski: entenda se poderemos ter ou não um ciclone com forte intensidade

Ciclones extratropicais

Os ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência entre o final de outono e o início da primavera. 

Conforme registros obtidos nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram, os ciclones extratropicais mais intensos é que podem resultar em rajadas de 80 km/h a 100 km/h.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCIgor Amorelli estreia no ano com defesa do título no Ironman 70.3 https://t.co/SVruKHpIbrhá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCNota melhora, mas Aeroporto de Florianópolis mantém pior avaliação entre passageiros https://t.co/wRY2h8kaaehá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca