Morre norueguês que frustrou esperanças nazistas de desenvolver bomba atômica - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

Oslo21/10/2018 | 16h14

Morre norueguês que frustrou esperanças nazistas de desenvolver bomba atômica

AFP
AFP

O herói norueguês que liderou uma das mais importantes operações de sabotagem contra os nazistas na Noruega durante a Segunda Guerra Mundial, Joachim RØnneberg, morreu neste domingo (21), aos 99 anos.

Ele liderou um grupo de apenas nove homens que sabotaram uma fábrica norueguesa que produzia água pesada nas primeiras horas de 28 de fevereiro de 1943, paralisando o programa de pesquisa nuclear alemão.

"RØnneberg é, provavelmente, o último dos resistentes mais proeminentes a nos deixar", disse a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, à agência de notícias NTB.

Situada na cidade de Rjukan, no sul da Noruega, a fábrica de Vemork era, naquela época, a única no mundo capaz de produzir água pesada em quantidades significativas.

Em uma corrida contra o relógio com os Aliados pelo controle do átomo, os nazistas rapidamente assumiram o controle das instalações da usina, depois de invadirem a Noruega em 1940.

Este episódio foi imortalizado pelo cinema em 1947 com o filme "A Batalha de Água Pesada", de Jean Dréville, e, em 1965, por "Os Heróis de Telemark", com a atuação de Kirk Douglas, e foi um dos principais feitos da resistência norueguesa.

No entanto, Joachim RØnneberg relutou por um longo tempo em falar sobre sua experiência no conflito. Apenas na década de 1970, começou a falar sobre suas façanhas.

"Eu me dei conta de que as pessoas esperavam uma resposta. É importante que todos saibam o que aconteceu e, então, tenhamos as melhores opções", disse ele à NRK em 2015.

"Aqueles nascidos nesta era devem entender que sempre temos que estar prontos para lutar pela paz e pela liberdade", acrescentou.

RØnneberg, que se tornou jornalista depois da guerra, também é conhecido na Noruega por seu compromisso com os jovens de aumentar a conscientização sobre os perigos da guerra.

* AFP

 
Hora de Santa Catarina
Busca