São José é a cidade que mais fechou postos de trabalho em setembro em Santa Catarina - Geral - Hora de Santa Catarina

Vers?o mobile

 

Economia24/10/2018 | 17h11Atualizada em 24/10/2018 | 17h11

São José é a cidade que mais fechou postos de trabalho em setembro em Santa Catarina

O setor de serviço foi o mais afetado, seguido pela indústria de transformação e comércio

São José é a cidade que mais fechou postos de trabalho em setembro em Santa Catarina Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

São José, na Grande Florianópolis, foi o município catarinense que mais fechou postos de trabalho no mês de setembro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta semana. O saldo negativo, resultado entre o número de desligamentos e admissões, foi de 926, total de vagas de emprego formal fechadas em um único mês. 

O setor mais afetado foi o se serviços, com 739 demissões, seguido pela indústria de transformação com 113 e comércio com 104 desligamentos. A construção civil foi o único setor que fechou o mês com saldo positivo, sendo 34 novas contratações.

Denise Conceição Vicente Martins, de 51 anos, viveu na pele o que representa estes números. Após 15 trabalhando em uma empresa do comércio josefense, ela foi demitida, assim como outros colegas, no final de setembro. 

— Não deram explicação, mas a gente suspeita que seja por causa da contenção de despesas. Você se sente como se fosse só mais um, porque o patrão não se apega a ti, não vê o seu lado pessoal, é só mais um dentro da empresa — relata.

Para voltar ao mercado de trabalho, Denise pensa em retomar a carreira como professora.

— Eu gostava de trabalhar no comércio, era operadora de caixa e também fui auxiliar administrativo. Mas eu estagnei, estava na minha zona de conforto. Agora penso em dar aulas, já estou estudando para prestar concurso público — conta.

Caso pontual

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto, acredita que o saldo negativo foi algo pontual. Segundo ele, o município vinha em uma crescente em relação ao mercado de trabalho — em agosto foram fechadas 163 vagas, mas em julho foram abertos 292 novos empregos — e não há uma justificativa clara para este déficit.

— Como foram postos de trabalho na área de prestação de serviços e vigilantes, acreditamos que, como temos muitas empresas de prestação de serviços, uma delas pode ter perdido algum contrato e demitido os funcionários, fechando os postos de trabalho. Mas isso são suposições, vamos aguardar os próximos meses, ainda é muito cedo para analisar este quadro, até porque acreditamos que foi pontual— avalia.

Leia mais

Santa Catarina tem saldo positivo de 7,2 mil postos de trabalho em setembro

Seminário debate o desenvolvimento de carreira na área de tecnologia da informação

São José é a terceira cidade que mais gerou empregos neste ano em Santa Catarina



 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCConfira os resultados das loterias desta terça-feira  https://t.co/qXdjKwffZihá 6 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCTJ-SC lança edital de concurso com 5 vagas para juízes substitutos e salário de R$ 28 mil https://t.co/7fG0ZML1vRhá 6 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca