Professora apresenta a Ilha de SC aos alunos com música do Dazaranha - Geral - Hora de Santa Catarina

Versão mobile

 

EDUCAÇÃO08/11/2018 | 15h35Atualizada em 08/11/2018 | 15h35

Professora apresenta a Ilha de SC aos alunos com música do Dazaranha

Aulas de geografia são feitas em passeios nos locais citados na música Afinar As Rezas

Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina

redacaohsc@somosnsc.com.br

  

Guiados por música, os alunos do sexto ano da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no bairro Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, estão conhecendo de perto diferentes locais da Ilha nas aulas de geografia. As visitas, com a professora Lílian Claudete, seguem a letra da música Afinar As Rezas, da banda catarinense Dazaranha.O projeto começou no mês de setembro e vai até o final de novembro. A turma já visitou as praias de Naufragados e Solidão, a Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri e a Ilha do Campeche.NA FOTO - Passeio na praia de Naufragados
Praia de Naufragados foi um dos locais visitados pelos estudantesFoto: Divulgação / PMF

Guiados por música, os alunos do sexto ano da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no bairro Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, estão conhecendo de perto diferentes locais da Ilha nas aulas de geografia. As visitas, com a professora Lílian Claudete, seguem a letra da música Afinar As Rezas, da banda catarinense Dazaranha.

— Vejo que as saídas de estudos são uma possibilidade dos estudantes vivenciarem aquilo que aprendem na sala de aula. Muitos estudantes nasceram aqui e não conheciam os lugares visitados — explica a professora Lílian.

O projeto começou no mês de setembro e vai até o final de novembro. A turma já visitou as praias de Naufragados e Solidão, a Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri e a Ilha do Campeche.

Para registrar as descobertas feitas nos ambientes, cada aluno tem um diário, onde realizam relatos e diferentes atividades relacionados ao projeto. Para cada visita aos locais, são elaboradas diferentes atividades, desde narrativas, descrição de paisagens e observação de imagens de satélites.

Os estudantes puderam utilizar imagens do Google Earth da localização visitada, como naufragados, Solidão e Lagoa da Conceição para localizarem e se orientarem. A tarefa era identificar na imagem a trilha, o rio, as oficinas líticas (sítio arqueológico) e descrever as paisagens que observaram, além de contar no seu diário como foi a saída com muitos detalhes.

Em naufragados, os educandos notaram a quantidade de resíduos espalhados pela areia da praia. Através de um olhar consciente, cada estudante trouxe o seu lixo produzido durante o passeio e recolheram os que estavam espalhados pela paisagem e levaram até a unidade para descartar adequadamente. 

A garotada também explorou a criatividade criando histórias em quadrinhos e produções textuais na forma de relatório. A profissional trabalhou as lendas das Lagoas com uma atividade de dobraduras que foram coladas nos diários.

Na última terça-feira, dia 6, os estudantes visitaram a Ilha do Campeche, eles puderam analisar as inscrições rupestres e conhecer a história delas, além de observar os famosos quatis.


Afinar As Rezas

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

Veio do mar

A risada do pirata

Que veio dos Naufragados

Pra morar na Solidão

Veio do mar

Um gringo enlouquecido

Dizem ter morrido

De amor por Conceição

Veio do mar

Deu na Ilha do Campeche

Deixou inscrições rupestres

Pra história me levar

Afinar as rezas e os tambores da nova música

Levantar as velas dos navios

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

Se navegar chegou, deixa navegar

Chegou deixa chegar

Cabana de palha, fica lá na praia

O lugar pra ver o mar chegar

Estrela do céu faz um favor

Mostrar aos olhos

Que

Já estamos no céu

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCTrânsito na Beira-Mar Norte terá bloqueio nesta terça-feira para obras de balneabilidade. https://t.co/WMdHhpuRAuhá 18 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCDuas conquistas para nossos pescadores artesanais. https://t.co/ZVrYWHjXLqhá 48 minutosRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca