Piso tátil de posto de saúde inaugurado em Florianópolis guia para fora da calçada - Seu problema é nosso - Hora

Vers?o mobile

 
 

NÃO VIRAM O PROBLEMA05/09/2018 | 07h05Atualizada em 05/09/2018 | 15h22

Piso tátil de posto de saúde inaugurado em Florianópolis guia para fora da calçada

Piso tátil de posto de saúde inaugurado em Florianópolis guia para fora da calçada Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina

redacaohsc@somosnsc.com.br

A leitora Cleide Franciani da Silva, moradora do bairro Tapera, no sul de Florianópolis, é deficiente visual. Mesmo assim, ela conseguiu encontrar um problema no recém inaugurado posto de saúde do bairro que as pessoas que projetaram e executaram a obra não conseguiram enxergar. O piso tátil que leva à unidade, aquele em alto relevo que orienta os cegos, está levando o pedestre para fora da calçada. 

— Gostaria de relatar algo que me incomoda e me preocupa. No mês passado, a prefeitura de Florianópolis entregou a reforma do centro de saúde aqui do bairro, mas deixou um grave problema no piso guia que é utilizado por nós. O piso, da maneira que está, pode causar acidentes, pois guia os deficientes visuais para fora da calçada e sem nenhuma proteção.

Cleide contou que teve a oportunidade de conversar pessoalmente com o prefeito Gean Loureiro no local e, segundo ela, o político prometeu mandar solucionar o problema.

— Mas até agora nenhuma providência foi tomada. Gostaria que esse erro fosse corrigido — pede.

O que diz a prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde informou à reportagem que o projeto de acessibilidade do centro de saúde da Tapera teve como normativa orientadora apostilas disponibilizadas pelo Ministério Público de SC e o Manual de Projeto e Execução Calçada Certa, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis.

Ma chamo Cleide Franciani da Silva, moradora do bairro Tapera. Sou deficiente visual, tenho baixa visão. Gostaria de relatar algo que me incomoda e me preocupa. Mês passado a Prefeitura de Florianópolis entregou a reforma do Centro de Saúde aqui do bairro, mas deixou um grave problema no piso guia que é utilizado por nós. Como mostro na fotos, o piso da maneira que está pode causar acidentes, pois guia os deficientes visuais para fora da calçada e sem nenhuma proteção. Tive oportunidade de conversar pessoalmente com o prefeito Gean no local, ele ficou de mandar arrumar, mas até agora nenhuma providência foi tomada. Gostaria que esse erro fosse corrigido. Obrigado pela atenção.
Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

"Entendemos que ao olhar do usuário algumas questões podem ficar incompletas, haja vista que na história da cidade aplicou-se por anos um padrão de calçadas que, apesar de pouco seguro e inadequado, a população habitou-se a ele", pondera a Secretaria em nota.

Ainda de acordo com a prefeitura, o caminho do passeio público até a entrega da unidade foi refeito integralmente, e ao longo da rota entre calçada e unidade foram utilizados pisos táteis para indicar os locais de interesse público.

"Na área da praça, por ser mais ampla, foi criada uma rota acessível desde o estacionamento até a entrada principal, com piso tátil guia definindo o caminho. Na área externa também foram identificados, sinalizados e adequados desníveis, rampas e travessias.

A secretaria salientou ainda que a reforma do centro de saúde da Tapera também recebeu outros tipos de sinalização como placas de sinalização tátil e visual em braile e alto relevo em todos os ambientes da unidade e instalação de alarme sonoro de emergência para pessoas com deficiência visual e auditiva nas rotas de fuga.

Veja todas as notícias sobre a Tapera na Hora de Santa Catarina

Leia mais
Primeira escola municipal da Tapera, no sul da Ilha, deve ser construída em dois anos
Jovens que espancaram suspeito de furto até a morte são encaminhados ao presídio 

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCGeninho define formação do Avaí para jogo contra o Ceará pelo Brasileirão https://t.co/aIIgiRcdCahá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCCão vítima de maus-tratos é resgatado na Grande Florianópolis https://t.co/lvZ2LDpfBIhá 3 horas Retweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca