Cavalos aposentados pela Polícia Militar são entregues para adoção - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Versão mobile

Descanso merecido05/09/2013 | 12h33

Cavalos aposentados pela Polícia Militar são entregues para adoção

Nove animais foram doados para entidades sem fins lucrativos e disponibilizados para famílias selecionadas

Cavalos aposentados pela Polícia Militar são entregues para adoção Daniel Conzi/Agencia RBS
July adotou o veterano Sênior, de 26 anos Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

Sênior tem 26 anos. Neste meio tempo, já vivenciou a emoção de inúmeros clássicos entre Avaí e Figueira, sentiu a tensão de algumas rebeliões no presídio da Capital, "curtiu" ao menos duas Festas do Pinhão em Lages e participou de várias manifestações, incluindo os recentes e históricos protestos de junho, quando a população tomou as ruas - e as pontes - de Florianópolis.

Histórias do tempo em que atuou na Guarnição Especial da Polícia Montada. Boas lembranças que agora serão apenas recordadas em meio aos dias de descanso que terá no sítio de July Nuernberg, 27 anos, na Canelinha.

::: Confira a galeria de fotos

Isto porque ele, assim como outros oito cavalos, recebeu a merecida aposentadoria na manhã desta quinta-feira e não precisará mais ser exigido nas árduas tarefas da Cavalaria. Com idades que variam entre oito e 26 anos, os animais são os precursores de uma nova realidade dos integrantes da Cavalaria da Polícia Militar (PM).

Graças a um decreto assinado pelo governador Raimundo Colombo, no último dia 27 de agosto, ao invés de serem leiloados como meros bens do governo do Estado, estes verdadeiros militares foram disponibilizados para adoção a duas Organizações Não Governamentais (ONGs) de Santa Catarina, o Instituto Ambiental Ecosul e a obra social Orionópolis Catarinense.

— É um marco na PM. Porque assim como os carros e motos, os equinos também são bens do governo do Estado e não podem ser simplesmente doados a pessoas físicas. Por isso, eram leiloados. Mas o vínculo que a gente cria com estes animais é enorme, e era ruim não saber o destino exato que eles teriam. Além disso, houve um forte clamor da população, principalmente pelas redes sociais, pedindo a eles um destino mais humano. Mas se não fosse este decreto do governador, não teria sido possível — afirma o Coronel Djalma Júnior.

Final feliz

Dos nove animais, seis foram doados ao Instituto Ambiental Ecosul, que mediante a assinatura de um termo de adoção responsável, os entregou para donos particulares após uma criteriosa avaliação dos cerca de 20 candidatos.

— Verificamos a distância, avaliamos as condições econômicas das pessoas, o espaço que poderiam disponibilizar aos cavalos e suas reais intenções. Queríamos ter certeza de que seriam utilizados apenas para lazer  — relata o presidente do Instituto, Harlem Guerra da Silva Nery, que prometeu um acompanhamento junto aos adotantes.

Outro beneficiado pela proposta foi o também veterano Falcon, que foi morar com o pequeno João Pedro Arceno, de 10 anos. Agora, Falcon deixa de lado o trabalho puxado da Tropa de Choque para desfrutar dos prazeres do sítio em Urubici, junto à outra égua da família, resgatada há oito anos após viver cerca de 30 anos puxando charretes.


Falcon foi morar com João Pedro
Foto: Daniel Conzi

Enquanto Sênior, Falcon e os outros quatro cavalos aproveitam as regalias de seus lares, os três cavalos doados à Orionópolis descansam, mas continuam sendo usados como ferramentas de promoção do bem social, integrando o projeto de equoterapia da Orionópolis, onde vão auxiliar no desenvolvimento físico e emocional de pessoas com necessidades especiais.

Hora de Santa Catarina

 
 
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCCom catarinense na disputa, #Masterchef anuncia vencedora ao vivo nesta terça-feira: https://t.co/mXD2tyHnYV… https://t.co/a9JJs7Ffhahá 31 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCLaine Valgas: novidade no tratamento do câncer é testada em Santa Catarina - https://t.co/DjgZypEETY #saúdeSC… https://t.co/ilVLuAw4MMhá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros