Saiba tudo o que rola no Bloco dos Sujos, no Centro da Capital - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Vers?o mobile

 
 

Carnaval06/02/2016 | 18h14

Saiba tudo o que rola no Bloco dos Sujos, no Centro da Capital

Multidão foi embalada por hits musicais. Festa não tem espaço para a tristeza

Saiba tudo o que rola no Bloco dos Sujos, no Centro da Capital Guto Kuerten/Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Não se conversa muito num Bloco de Sujos. Aliás, esse nem é o plano. Mas se canta, muito e alto. Se dança também. Até o chão, de preferência. Também não é preciso chegar até o local da festa pro espírito carnavalesco baixar. Ele desce automaticamente a partir do momento em que se veste a fantasia.

Acompanhe em tempo real a cobertura do Carnaval em Santa Catarina

Homem se veste de mulher, mulher se veste de homem. Folião se veste de freira, ou de oncinha, ou de bailarina, ou de Minion. Do que vier à cabeça. Vale improvisar, vale ensaiar, vale alugar. Num Bloco de Sujos, vale tudo.

Helicóptero Arcanjo acionado para socorrer o surfista Ricardo Dos Santos na Guarda do Embaú, em Palhoça
Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

É com esse espírito que tanta gente desceu as ruas que levam até o centro de Florianópolis, mais uma vez, no sábado de Carnaval, como acontece todo ano. Os festeiros já vão animados pelo caminho. Carregando isopores, caixas térmicas e até grandes lixeiras cheias de cerveja, vão falando alto, gritando e cantando pelas ruas. Todo mundo é um personagem. E todo personagem está feliz.

A nova Musa da Hora é uma Barbi. Confira o ensaio fotográfico

Atrás da Praça XV, perto do TAC, o som é uma mistura. Vários carros fazem quase que uma competição de música alta. Tem de tudo: música eletrônica, samba, arrocha, funk. Descendo as duas ladeiras ao redor, que levam até a praça, surgem os trios elétricos, onde, em geral, o samba predomina. Mas nesse Carnaval, quem bombou mesmo foi a banda Vingadora e seu “Pega a metralhadora e Trá, Trá, Trá”. O refrão é língua universal na folia.

Helicóptero Arcanjo acionado para socorrer o surfista Ricardo Dos Santos na Guarda do Embaú, em Palhoça
Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

Teve um grupo do Ceará que pela primeira vez passou o Carnaval na Capital. Vestidos de freira, curtiram a festa no meio da multidão, que se espalha pelas ruas do centro histórico. Teve um casal de adolescentes que encarnaram Arlequina e Coringa, personagens clássicos do Batman. Teve um grupo da praia do Sambaqui – o Bloco da Walkiria – que deu o melhor exemplo: vestidos de Galinha Pintadinha e munidos com cervejas nas mãos, fretaram um micro-ônibus que os levou até o centro da Capital. Eles sabem: se beber, não dirija.

Os primeiros foliões começam a chegar no início da tarde. Às 16h, já fica difícil caminhar pelas ruas. A festa invade a noite. A Polícia Miliar ainda não tem uma estimativa de quantos pessoas participam do bloco este ano.

A escadaria da Catedral Metropolitana se tornou um local pagão. Mais que reunir os festeiros, a escada dava vista panorâmica para a festa. Os blocos são incontáveis. E tem até quem consiga espaço para descansar embaixo das velhas figueiras da Praça XV.

Floripa tem o Carnaval aberto pelo Berbigão do Boca, uma semana antes da festa. Na última quinta, foi a vez do Enterro da Tristeza. Já teve Baiacu de Alguém, que volta às ruas de Santo Antônio de Lisboa na segunda-feira, e Zé Pereira, no Ribeirão da Ilha, no dia 31. Mas poucas festas reúnem tanta gente, de idades tão variadas, de locais tão diferentes, quanto o Bloco dos Sujos. É a materialização da democracia que embala o Carnaval em todo o país.

Confira a galeria de fotos do Bloco de Sujos 2016:

HORA DE SANTA CATARINA

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCFeira de empreendedorismo ocorre nesta segunda-feira em Florianópolis https://t.co/mmRo42mi1ghá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCLobo-marinho-do-Sul retorna ao mar após passar por reabilitação em Florianópolis  https://t.co/mxL2N9fndahá 3 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca