Pescadores capturam 34 toneladas de tainhas no Norte da Ilha - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Vers?o mobile

 
 

Pesca Artesanal18/05/2016 | 11h11Atualizada em 18/05/2016 | 17h12

Pescadores capturam 34 toneladas de tainhas no Norte da Ilha

Pesca artesanal começou no dia 1º de maio. Santinho e Lagoinha tiveram grandes lanços

Pescadores capturam 34 toneladas de tainhas no Norte da Ilha Marco Favero/Agencia RBS
Lanço ocorreu próximo ao resort do Costão do Santinho Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Deu muita tainha na manhã desta quarta-feira no Norte da Ilha, em Florianópolis. Só no Santinho e Lagoinha, foram 34 toneladas do peixe. Na primeira praia, duas canoas com seis homens cada foram utilizadas para fazer o cerco, que exigiu rapidez e destreza dos pescadores. Foram 20 toneladas no Santinho e 14 na Lagoinha. Em Florianópolis, este ano, já foram 160 toneladas, segundo a Secretaria de Pesca.

Veja imagens da pesca da tainha no primeiro dia da temporada

O pescador Antônio Manoel Filho se animou com o primeiro grande cerco do Santinho. Ele conta que havia mais peixes na água, mas não foi possível capturá-los.

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

— Foi coisa de 15 minutos. Espero que seja o primeiro de muitos, agora acho que vai melhorar — disse. 

Na Lagoinha, também no Norte da Ilha, foram pegas 14 toneladas do peixe nesta manhã, segundo o pescador Bruno Pereira.

— Faz dois anos que não dava tanto um lance assim. O frio é bom, traz o peixe — comemorou.

A pesca artesanal da tainha com canoas de rede de arrasto teve início no dia 1º de maio em todo o litoral catarinense. De acordo com o  Federação de Pescadores de SC, cerca de 340 toneladas já foram capturadas, a maior parte no Farol de Santa Marta, Laguna.

Quarenta toneladas de tainha são capturadas em Laguna neste sábado

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

No dia 15 de maio teve o início a pesca artesanal para embarcações a motor com rede anilhada, no entanto muitos  pescadores ainda não obtiveram a licença obrigatória para a atividade. Na terça-feira, o presidente da Federação, Ivo Silva, viajou para Brasília para conversar pessoalmente na Secretaria Especial da Pesca.

— Com essas mudanças todas no Governo, os responsáveis pela emissão das licenças foram exonerados do cargo e está sem ninguém. Espero ter notícias boas até o fim do dia — disse.

Pescadores na expectativa para a safra da tainha 2016

Foto: Marco Favero / Agencia RBS
 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCCaso Alex Santore: OAB tem vitória no TRF4 e indicará novo nome para o cargo de desembargador https://t.co/EtJt5VGe90há 45 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCNSC Comunicação apresenta nova fase do "SC Ainda Melhor" em Florianópolis https://t.co/ORBBe8qj8xhá 1 horaRetweet

Mais sobre

Hora de Santa Catarina
Busca