Secretaria Estadual de Saúde quer reduzir o número de unidades do Samu - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Versão mobile

Moacir Pereira16/06/2017 | 07h00Atualizada em 16/06/2017 | 07h00

Secretaria Estadual de Saúde quer reduzir o número de unidades do Samu

Os estudos propõem diminuir de oito para apenas quatro centrais de atendimento

Secretaria Estadual de Saúde quer reduzir o número de unidades do Samu Daniel Conzi/Agencia RBS
Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS

A Secretaria Estadual de Saúde está determinada a reduzir o número de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os estudos propõem redução de oito para apenas quatro centrais e garantem que não haverá prejuízos aos pacientes. As despesas com o Samu cairiam de R$ 9,4 milhões para R$ 7,5 milhões.

Falta UPA
Dados levantados pela Secretaria Estadual da Saúde demonstram que a ausência de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela Prefeitura de São José congestiona emergência do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes. O mesmo ocorre no Estreito, que também não tem UPA e onera o Hospital Florianópolis.

Prefeituras assumem
congelamento das tabelas do SUS pelo governo federal e o aumento da demanda de pacientes vêm ampliando as despesas das prefeituras com o setor saúde. Joinville, por exemplo, investe mais de 40% da receita, Criciúma outros 33%, Blumenau entra com 31% e Jaraguá do Sul com 28%. Já São José investe 18% da arrecadação e Florianópolis apenas 17,5%.

Carnaval no Sul
A Câmara de Vereadores de Nova Veneza realizou ontem à noite sessão solene comemorativa dos 126 anos da colonização italiana. A programação cultural e gastronômica prossegue até domingo, com previsão de 100 mil visitantes. A cidade realiza amanhã o mais diversificado, colorido e bonito desfile das máscaras típicas do Carnaval de Veneza. No ano passado, vários grupos de Florianópolis se incorporaram às festividades.

Curtas

O médico Marcelo Reis deixou a Direção Geral do Hospital Celso Ramos para assumir a Superintendência dos Hospitais Públicos do Estado.

Câmara de Vereadores de São José adotou, a partir desta semana, a ferramenta VLibras para tradução dos textos em Língua Brasileira de Sinais. Serviço gratuito.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Obra do contorno viário da BR-101 na Grande Florianópolis está próxima de conclusão

Recursos federais serão liberados para Central de Monitoramento de Enchentes em Blumenau 

Silêncio de Cunha provoca alívio em setores do PMDB catarinense


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCFalando de Sexo: um casamento infeliz pode afetar a saúde - https://t.co/PevcWI4ghG #HoraSC https://t.co/UKFuTLeTI5há 8 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCCinco filmes para passar o final de semana com a #Netflix: https://t.co/19CVM62Jw9 #HoraSC https://t.co/Xfd6ixGDG2há 9 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros