Bloco dos Sujos reúne multidão no Centro de Florianópolis - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Versão mobile

 

Carnaval 201810/02/2018 | 16h55Atualizada em 10/02/2018 | 23h02

Bloco dos Sujos reúne multidão no Centro de Florianópolis

Evento tradicional do Carnaval na Capital é marcado pela irreverência

Bloco dos Sujos reúne multidão no Centro de Florianópolis Marco Fávero/Diário Catarinense
Foto: Marco Fávero / Diário Catarinense
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Com termômetros na rua que chegaram a marcar 34ºC,  o agito no Centro de Florianópolis foi intenso na tarde deste sábado com o tradicional Bloco de Sujos, a essência da festa na capital catarinense.   Segundo estimativas da Polícia Militar, em torno de 160 mil pessoas estão espalhadas pelas principais vias do Centro, como as avenidas Hercílio Luz e Paulo Fontes, e nas proximidades do Mercado Público.   

 A moradora de Florianópolis, Ligia Panzarini, 34 anos, planeja aproveitar todos os dias do Carnaval. Samuel Dias Santana, 20, veio de São José curtir a festa pela primeira vez:

— Estou gostando muito, achei que nem tivesse espaço pra caminhar, mas a gente ainda consegue se mexer um pouco. Vou curtir muito e a minha missão é endoidar neste Carnaval, esquecer os problemas do país e aproveitar que minhas férias estão acabando.

Homens vestidos de mulheres e mulheres fantasiadas de homens, ou unicórnios, sereias e bailarinas, lotam as ruas em torno da Praça XV. Vários blocos se reúnem no Centro neste sábado, um dos maiores e mais antigos deles é o Sou + Eu, que completa 41 anos em 2018. Já o Pauta que Pariu, bloco dos jornalistas catarinenses, se reúne na escadaria do Rosário. 

bloco dos sujos , centro , florianópolis
Foto: pmsc / Divulgação

Em anos anteriores, o Bloco dos Sujos reuniu mais de 90 mil pessoas. A folia é acompanhada de perto pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal de Florianópolis. Na Avenida Paulo Fontes, na Arena Central, seguranças fazem revistas na entrada para garantir segurança.Neste ano, pela primeira vez, a praça que abriga a figueira centenária foi fechada pela administração pública, sob alegação de preservação. 

Bloco dos Sujos 2018 nas ruas do Centro de Florianópolis
Foto: Marco Fávero / Diário Catarinense

Tendo em vista a quantidade de foliões, o trânsito na região central de Florianópolis foi alterado

Jogo de cartas

Nem mesmo o Carnaval mudou a rotina de dezenas de aposentados, e os tradicionais jogos de cartas e dominó nas mesas posicionadas no pé da Catedral Metropolitana, em frente à praça 15 de Novembro, embalaram o início da tarde. Em meio ao caos barulhento, Roberto Julian, de 76 anos, conseguia manter a concentração.

— O som não atrapalha em nada. Já estou velho, não ouço muito bem — disparou em meio a gargalhadas.

Bloco dos Sujos 2018 nas ruas do Centro de Florianópolis
Foto: Marco Fávero / Diário Catarinense

Chove chuva

E se o calor era forte no início da festa, a chuva que caiu por volta das 17h veio para refrescar e lavar a alma dos foliões. Empolgados, um grupo de amigos que veio do Norte do Estado até comemorou a água que caiu do céu.

— Está muito massa! Agora que refrescou, nem a chuva vai tirar a gente daqui — disse Vitória Nunes, de 20 anos, porta-voz do grupo.

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL - 10/02/2018Bloco dos Sujos no Carnaval de Rua
Vitória, com flores nos cabelos, capitaneia grupo de foliões em FlorianópolisFoto: Marco Favero / Diário Catarinense

Leia também:

Bloco de Sujos: a essência do Carnaval em Florianópolis

Veja o que as escolas de samba levarão para a passarela Nego Quirido neste sábado

Transporte coletivo terá linhas extras durante o Carnaval 2018 de Florianópolis

Uma playlist para embalar a folia

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCEvento debate descriminalização do aborto na Univali em São José https://t.co/EgOjaEwnu9há 8 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCOs roubos violentos em plena queda da criminalidade em Santa Catarina https://t.co/gfaXPkrc6Yhá 9 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca