Sinaleiras sonoras continuam desligadas em Florianópolis - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Vers?o mobile

 
 

Seu Problema é Nosso05/11/2018 | 07h41Atualizada em 05/11/2018 | 07h41

Sinaleiras sonoras continuam desligadas em Florianópolis

Prefeitura reconhece problema e promete solucionar a situação com troca de equipamentos

Sinaleiras sonoras continuam desligadas em Florianópolis Tiago Ghizoni/Hora de Santa Catarina
Foto: Tiago Ghizoni / Hora de Santa Catarina

Em novembro de 2017, a Hora de SC publicou reportagem informando que as sinaleiras sonoras de Florianópolis, utilizadas pelos deficientes visuais, estavam desligadas. A prefeitura havia prometido consertar os equipamentos na época, mas um ano depois, o problema voltou. 

A leitora Cleide Franciani da Silva, que é cega, escreveu um e-mail para a redação do jornal relatando que, há um mês, vem tendo dificuldades em atravessar as ruas da capital catarinense.

– As poucas sinaleiras sonoras existentes na cidade estão desligadas. Não sei o motivo, mas acho que não deveriam ficar assim nem por um dia. As pessoas com deficiência visual precisam delas para serem independentes ao atravessar uma rua.

A moradora da Tapera, que trabalha como doméstica, lembra ainda que havia sido um compromisso de campanha do prefeito Gean Loureiro cuidar das pessoas com deficiência.

– A cidade já não tem calçadas, estão tirando nosso piso-guia, os sinais sonoros estão desligados, nosso passe livre é limitado. Gostaria de saber do nosso prefeito qual será o próximo direito nosso que ele vai cortar? – questiona, indignada, a leitora.

Todos os semáforos sonoros ficam no Centro da capital: na Avenida Rio Branco; na Mauro Ramos, em frente à igreja Universal; na Felipe Schmidt, na Praça XV; e na Paulo Fontes, em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen). Na quinta-feira (1º), a reportagem foi às ruas e confirmou que somente o da Praça XV está funcionando.

A SOLUÇÃO

Questionado sobre o problema, o diretor de operações da Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, Fabrício Justino, informou que está a par do assunto e que serão adquiridos novos semáforos.

– Já foi aprovado no comitê gestor e vai para licitação na semana que vem a compra de novos equipamentos. Assim que a empresa ganhadora entregar, a gente vai começar a troca nos principais cruzamentos da cidade.

Segundo o diretor, o problema se repete porque a prefeitura não tem peças o suficiente para substituir todas as sinaleiras.

ONDE COBRAR

A Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis fica na Rua Tenente Silveira, 60, no quarto andar. O telefone é (48) 3251-6341, com atendimento de 10h às 19h.

Leia também:

Comunidade pede manutenção em parquinho dos Ingleses, em Florianópolis

Deques da região continental de Florianópolis estão podres

Estudantes da UFSC denunciam ação violenta da PM em Florianópolis

Polícia apreende carga de 5 toneladas de salmão chileno em peixaria de Palhoça

Polícia procura suspeito de estuprar adolescente perto da Lagoa do Peri

Mais notícias da Grande Florianópolis


 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCRusch aprova desempenho pelo Figueirense, mas quer melhorar bola parada https://t.co/20bFwz8R6Qhá 1 horaRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCGeninho espera posição do DM para escalar Avaí contra Chape https://t.co/QzFz4q4Wdthá 1 horaRetweet
Hora de Santa Catarina
Busca