Desaceleração do crescimento nos EUA será mais acentuada em 2020, diz FMI - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Vers?o mobile

 

Washington09/12/2018 | 20h11

Desaceleração do crescimento nos EUA será mais acentuada em 2020, diz FMI

AFP
AFP

Os Estados Unidos sentirão os efeitos da desaceleração do crescimento em outras partes do mundo, alertou o economista-chefe do FMI neste domingo. Ele também descartou uma recessão pela principal potência econômica do mundo.

"Antecipamos há algum tempo que o crescimento (nos Estados Unidos) diminuirá progressivamente em 2019 em comparação com este ano", conforme o estímulo fiscal e orçamentário do Trump for perdendo força, disse Maurice Obstfeld durante uma entrevista com o Wall Street Journal e o Financial Times, alguns dias antes de deixar o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A desaceleração "será muito mais acentuada em 2020 do que em 2019, de acordo com os dados que temos", acrescentou. O FMI já analisou o crescimento dos Estados Unidos para o próximo ano (a 2,5% contra os 2,9% previstos para 2018).

"Para o resto do mundo, parece que o balão está se esvaziando, o que acabará afetando os Estados Unidos", alertou, apontando dados econômicos mais fracos do que o esperado na Ásia e na Europa no terceiro trimestre.

Obstfeld, que deixará a instituição em Washington e será substituído por Gita Gopinath, professora de Harvard, lamentou as disputas comerciais que ameaçam o crescimento global.

No entanto, ele rejeitou a possibilidade de retornar a um tempo similar à Grande Depressão, "quando o comércio entrou em colapso sob a pressão de restrições comerciais".

"Acredito que as tensões atuais são potencialmente prejudiciais porque o investimento e a produção em escala global estão relacionados ao comércio, mas isso não deve levar a um colapso como aconteceu nos anos 1930", disse ele.

Dt/AB/mps/ll/cc

* AFP

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCVamos aos jogos do Catarinense 2019 https://t.co/ZAbvy2VGRPhá 2 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCIncêndio atinge apartamento na região da UFSC, em Florianópolis https://t.co/RdwK9dtNPPhá 2 horas Retweet
Hora de Santa Catarina
Busca