Partido de Merkel escolherá sucessor em eleição histórica para Alemanha - Jornal Hora de Santa Catarina - polícia, futebol, entretenimento e notícias da Grande Florianópolis

Versão mobile

 

Berlim06/12/2018 | 16h50

Partido de Merkel escolherá sucessor em eleição histórica para Alemanha

AFP
AFP

O partido conservador alemão (CDU) elegerá nesta quinta-feira o sucessor da chanceler Angela Merkel, após 18 anos sob sua liderança, em uma votação determinante para o futuro político da Alemanha.

A votação dos 1.001 delegados da União Cristã-Democrata (CDU) reunidos no congresso de Hamburgo pode ter uma importância histórica para o país, já que "quem alcançar a presidência do partido mais importante na Alemanha se tornará no longo prazo chanceler", explicou à AFP Eckhard Jesse, cientista político da Universidade de Chemnitz.

Dois dias antes da votação, dois candidatos disputam a vitória.

Por um lado, Annegret Kramp-Karrenbauer ("AKK"), de 56 anos, secretária-geral do partido, considerada como "Merkel bis", já que defende a mesma linha de centro-direita da chanceler.

Por outro lado, o milionário Friedrich Merz, de 63 anos, que propõe uma guinada à direita da CDU e do país. Apartado por Merkel no passado, ele quer voltar à linha de frente após uma década de ostracismo político.

O jovem ministro da Saúde, Jens Spahn, muito crítico com Merkel, também quer liderar o partido, mas sua candidatura tem poucas opções.

Depois de 13 anos à frente da principal potência econômica e política europeia, Merkel teve que renunciar no final de outubro à liderança da CDU após os resultados negativos do partido nas eleições regionais na Baviera (sul) e Hesse (oeste).

* AFP

 
Hora de Santa Catarina
Busca