Saavedra: PMDB e PP terão policiais militares como candidatos a vice-prefeito - Polícia - Hora

Versão mobile

AN Portal03/08/2016 | 07h02

Saavedra: PMDB e PP terão policiais militares como candidatos a vice-prefeito

Enquanto Nelson Coelho, ex-comandante do 8º Batalhão, compõe chapa com Udo Döhler, coronel Adilson Moreira fecha com Dr. Xuxo

Por uma série de fatos imprevisíveis, PMDB e PP escolheram vices na área da segurança, caminho que pode ser trilhado também pelo PSDB. Mas não eram as opções iniciais. Os peemedebistas anunciaram o tenente-coronel Nelson Coelho na manhã desta terça-feira como vice de Udo Döhler após o PR confirmar o apoio a Darci de Matos (PSD).

A vaga de vice de Udo estava reservada ao PR, após fracassar a tentativa de manter o PSB na aliança, outro partido a se coligar com Darci – ainda antes do PR, o PSB era prioridade para indicar o vice do prefeito pré-candidato à reeleição. Como o PR também se foi, acabou restando ao PMDB a opção da chapa pura, com Nelson Coelho, ex-comandante do 8º BPM e sucessor de Adilson Moreira no cargo em 2013.

O coronel Moreira foi escolhido na véspera como vice de Dr. Xuxo (PP). O partido até tentou Marilisa Boehm (PSDB) para a posição, mas muito mais pela possibilidade de aliança com um partido de grande porte do que propriamente pela ligação dela com a segurança. Sem a ex-delegada do PSDB, o jeito foi a solução caseira.

Preocupação
As escolhas de Coelho e de Moreira se encaixam na segurança e mostram o interesse de PMDB e PP no tema de tamanha preocupação em Joinville. Pode ser que o PSDB (Marilisa Boehm está cotada para vice de Marco Tebaldi), enverede pelo mesmo caminho – os tucanos queriam era aliança com o PP, com Tebaldi na cabeça. Mas o plano de voo inicial dos partidos era em outras direções.

Conversas
Marco Tebaldi teria uma conversa nesta terça-feira com Paulo Bauer. O objetivo é anunciar ainda nesta quarta o vice. A convenção do PSDB será realizada nesta quinta-feira, na Sociedade Vera Cruz. A ex-delegada Marilisa Boehm foi convidada para uma conversa com Marco Tebaldi na manhã desta quarta. Ela diz que está se preparando para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Segurança
A audiência do governador Colombo com lideranças empresariais e membros do comitê de segurança da ADR de Joinville ainda não foi marcada. Mas há a expectativa de que sejam feitos anúncios para a segurança durante o encontro, que deve ocorrer em agosto. Na tarde desta terça-feira, Simone Schramm entregou demandas de Joinville ao secretário César Grubba (Segurança Pública).

Definição
A convenção do PMDB está marcada para esta quinta-feira, mas o PMDB resolveu antecipar o anúncio e apontou o tenente-coronel Nelson Henrique Coelho como vice de Udo Döhler, pré-candidato à reeleição. Alexandre Brandão, vice-presidente do PMDB em Joinville, e a presidente Simone Schramm articularam a ida do policial para o PMDB.

“Que Coelho?”
Nenhum dos vereadores do PMDB estava presente na reunião do partido na qual foi escolhido Nelson Coelho como vice de Udo. O prefeito ligou para Rodrigo Fachini dizendo que um “Coelho” seria vice, para surpresa do presidente da Câmara, achando que seria Rodrigo Coelho.

Sem consulta
Seja como for, a bancada do PMDB – ou pelo menos a maioria dela – andava se queixando nesta terça nos corredores da Câmara que deveria ter sido consultada. Quem também não gostou do anúncio foi Jaime Evaristo, até então ainda esperançoso de que seu PSC pudesse fazer a indicação.

Leia as últimas notícias de Joinville e região
Confira as últimas colunas de Jefferson Saavedra


Ainda o Código Florestal
Em decisão nesta semana, a Justiça mandou perguntar ao prefeito Udo Döhler como está a “solução global” para a aplicação do Código Florestal em área urbana de Joinville, em provável referência ao diagnóstico das áreas consolidadas, que chegou a ser enviado para a Câmara e depois foi retirado, para estudos mais “aprofundados”. A proposta era de aplicação de recuos menores para permitir obras perto de rios e córregos. O dispositivo, elaborado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville, foi baseado no Código Municipal de Meio Ambiente.

Não mais
As emendas que ainda estão sendo apresentadas ao projeto da LOT não devem mais ser analisadas pela Câmara de Joinville, indo direto ao arquivo. Pelo menos é esse o entendimento atual na comissão de Legislação, numa dessas muda mais adiante. O Conselho da Cidade está analisando emendas apresentadas antes do recesso, com conclusão da tarefa ainda em agosto.

Ao alto
Tema de discussão em Joinville pelo menos desde o início da década passada, a verticalização tem avançado na área central. É só ir comparando imagens aéreas, ano a ano.

Alianças
Ainda não houve confirmação oficial, mas as candidaturas de Darci de Matos, Marco Tebaldi e de Udo Döhler, deverão ter o mesmo número de candidatos a vereador, 87 nomes por coligação.

Em contratação 
A Secretaria de Saúde alega que está contratando médicos independentemente da permanência dos profissionais do programa Mais Médicos. Se os médicos estrangeiros tiverem o convênio renovado, quem está sendo contratado agora será remanejado para ampliação do Saúde da Família ou substituição de quem deixou outras áreas. 

Distância
Na última passagem por Joinville, para a abertura do Festival de Dança em Joinville, Raimundo Colombo foi “disputado” por Darci de Matos e Udo Döhler. Como foi apoiado pelos dois em 2014, o governador vai se manter distante da eleição em Joinville. Talvez até apareça menos.

Sexta vez
Ao trocar o PSDB pelo PR, Maurício Peixer estava convencido de que seria candidato a vice-prefeito em Joinville. Era o projeto original do partido. Mas como PR não vai indicar vice, nem de Darci de Matos, a quem vai apoiar, Maurício tentará o sexto mandato consecutivo como vereador.

Devolução no cartão
Em liminar concedida ao Ministério Público, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville determinou o pagamento pela Passebus de créditos não usados por pessoas físicas no cartão do transporte coletivo.  Como a empresa não foi notificada, nada muda, ainda. Além disso, há possibilidade de recurso contra a liminar. A ação apresentada pela promotoria no ano passado não incluiu o vale-transporte, bancado por empresas jurídicas.

Defesa do consumidor
Na decisão, foi alegada a defesa dos direitos dos consumidores e citado item do decreto da bilhetagem eletrônica que prevê reembolso dos créditos em caso de perda, roubo etc. Na liminar, se for mantida, é determinado o pagamento dos créditos se o passageiro não quiser mais usar, tanto faz o motivo.

Obras do Mathias
Na audiência desta terça-feira na Câmara de Joinville sobre as obras de macrodrenagem do rio Mathias, foi citado um impasse na praça Dario Salles: a Secretaria de Meio Ambiente não autorizou a instalação de ensecadeira e cobra outra solução técnica para que os trabalhos sejam retomados naquele ponto.

Sem maré
A ensecadeira é uma espécie de proteção para manter o local seco – no caso, evitar que a água da maré alta do rio Cachoeira chegue até ali. Há outros entraves, como necessidade de autorização do Iphan para remoção de muro construído com óleo de baleia ao lado do rio.

Preocupação
Os trabalhos continuam na rua Fernando de Noronha e a próxima etapa será na Otto Boehm. A audiência foi realizada a pedido de moradores e comerciantes preocupados com possibilidades de atrasos na obra que corta a área central de Joinville.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

AN Portal 17/02/2016 | 09h23

Jefferson Saavedra: Fiscalização dos bombeiros militares atende a pedido do MP em Joinville

Bombeiros militares estão fiscalizando hotéis e pousadas na cidade

AN Portal 13/02/2016 | 07h03

Paulo Bauer avalia as disputas de 2016

Senador considera improvável lançar candidatura à Prefeitura de Joinville

AN Portal 28/12/2015 | 07h02

Frota de veículos de Joinville cresceu menos em 2015

Taxa de crescimento pode ser considerada a pior em pelo menos 13 anos

AN Portal 26/12/2015 | 09h03

Gastos da Câmara de Vereadores de Joinville com diárias sobem 19% e chegam a R$ 775,2 mil

Marinebus volta a fazer viagens, Litoral Norte tem pontos impróprios para banho e outras notícias

AN Portal 24/12/2015 | 07h32

Jefferson Saavedra: em duas décadas, consumo de drogas entre jovens atinge índice preocupante em Joinville

Consumo de maconha pulou de 1% para 29% e de bebidas alcoólicas, de de 37% para 79%

AN Portal 23/12/2015 | 07h06

Jefferson Saavedra: tarifa de limpeza urbana será reajustada acima da inflação em Joinville

Aumento será de 14,21%, enquanto o índice inflacionário dos últimos 12 meses está em 10,48%

AN Portal 22/12/2015 | 07h06

Jefferson Saavedra: reajuste da tarifa de água será maior e vai chegar antes para o consumidor joinvilense

Medidas foram aprovadas nesta segunda-feira pelo Conselho Municipal de Água e Esgoto

ANPortal 15/12/2015 | 10h29

Saavedra: Regra de licitação cria impasse na volta da Zona Azul em Joinville

Projeto na Câmara é o último passo antes do lançamento da licitação

Jefferson Saavedra 05/11/2015 | 07h11

Saavedra: mantida a lei do horário de pico para o tráfego de trens em Joinville

Em duas tentativas na Justiça, a ALL não conseguiu suspender as leis municipais de proibição

Jefferson Saavedra 04/11/2015 | 06h31

Justiça nega liminar à Febraban e mantém horário ampliado de funcionamento dos bancos

Desde março, após aprovação de lei municipal, estabelecimentos abrem uma hora mais cedo na cidade, das 10 às 16 horas

AN Portal 31/10/2015 | 16h41

Jefferson Saavedra: o que o TCE sugere à Águas de Joinville

Confraternização de final de ano foi questionada pelo Tribunal de Contas

AN Portal 29/10/2015 | 08h17

Jefferson Saavedra: cai movimento no Norte da BR-101 em Joinville

Veículos pesados respondem por fatia maior na queda

AN Portal 24/10/2015 | 14h40

Jefferson Saavedra: Indústria perde 9,6 mil vagas de emprego em Joinville

Em agosto, a onda de demissões tirou do segmento a liderança na geração de emprego na cidade

AN Portal 20/10/2015 | 09h25

Jefferson Saavedra: Justiça nega liminar contra plano de educação em Joinville

Entidades reclamaram por não terem sido consultadas durante a montagem do documento

AN Portal 20/10/2015 | 09h05

Jefferson Saavedra: Votação do projeto Adimplir 2 fica para esta terça-feira em Joinville

Pelo projeto original, a primeira data para uma das modalidades de pagamento, à vista, é 30 de outubro

AN Portal 17/10/2015 | 19h59

Jefferson Saavedra: radares móveis já aplicaram mais de 50 mil multas em Joinville desde abril

Velocidade acima do permitido lidera o ranking de multas

AN Portal 09/10/2015 | 09h13

Jefferson Saavedra: Oftalmologia lidera demanda de consulta cirúrgica em Joinville

Secretaria da saúde vai tentar liberação de recursos bloqueados

AN Portal 07/10/2015 | 09h55

Jefferson Saavedra: Evento do PMDB em Joinville vai mirar em 2018

Por consenso, PMDB indicou Mariani como novo presidente

AN Portal 05/10/2015 | 09h03

Jefferson Saavedra: Educação infantil terá mudanças em 2016 em Joinville

Turno integral vai acabar na faixa de 4 e 5 anos na rede municipal

AN Portal 12/08/2015 | 08h07

Jefferson Saavedra: Exportações têm queda de 16% em Joinville

Nos últimos 12 meses, as indústrias responsáveis pelas exportações demitiram 5,1 mil

AN Portal 11/08/2015 | 08h27

Jefferson Saavedra: Joinville terá mais dez radares até setembro

Primeiros quatro aparelhos do novo lote serão ligados no próximo dia 23

Trânsito 01/07/2015 | 06h02

Novo impasse deve atrasar elevado da avenida Santos Dumont em Joinville

Investimento de R$ 22 milhões depende da desapropriação de terreno onde há posto de gasolina

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros