Saavedra: Sidney Sabel fica fora da lista de candidatos a vereador - Polícia - Hora

Versão mobile

AN Portal05/08/2016 | 07h11

Saavedra: Sidney Sabel fica fora da lista de candidatos a vereador

Com mandato vigente, parlamentar disse ter levado do partido uma punhalada pelas costas

Em episódio inédito em convenções no período recente em Joinville, um partido, o PP, deixou um vereador – Sidney Sabel – fora da lista de candidatos a vereador. O partido definiu as nove mulheres por aclamação e as 20 vagas para homens foram decididas na votação por membros do diretório. Sabel não ficou entre os mais votados.

A lista dos candidatos será enviada à Justiça Eleitoral nos próximos dias e o vereador em segundo mandato só poderá concorrer se houver desistências ou conseguir reverter a decisão na Justiça. A lei eleitoral previa candidatura nata, isto é, parlamentares tinham direito automática a tentar a reeleição, mas ação no STF apontou conflito do dispositivo com a Constituição.

Sabel, que deve conflitos com o PP por sua proximidade com o governo Udo, no qual foi subprefeito, se disse arrasado. “Levei uma punhalada pelas costas”, alegou o vereador, ainda sem posição sobre eventual reação jurídica. “Ajudei muito no crescimento do partido e agora me acontece isso”, alega.


Leia as últimas notícias de Joinville e região
Confira as últimas colunas de Jefferson Saavedra


Projeção
Em uma estimativa generosa, Joinville deverá ter no máximo 340 candidatos a vereador. A expectativa era de um número menor porque a reforma eleitoral reduziu o teto de candidatos, mas houve certa compensação com o surgimento de mais partidos. Em 2012, foram 354 concorrentes – só 89 passaram dos mil votos.

Reforço
Paulo Bauer promete mergulhar na campanha de Marco Tebaldi em Joinville, consciente da força que sua candidatura ao governo do Estado terá em 2018 caso o PSDB ganhe a cidade com maior colégio eleitoral do Estado. Para o senador, Tebaldi tem o perfil de prefeito “presente” e “realizador”.

Comparação
Já a administração anterior, de Carlito Merss, teria sido “ideológica”, segundo o senador do PSDB. O governo Udo seria mais “administrativo”, voltado para a gestão. Bauer aponta Tebaldi com estilo mais semelhante ao de Luiz Henrique, dando indícios de que a lembrança do ex-governador poderá ser usada pelo PSDB na eleição municipal.

Homenagens
Na convenção do PMDB, foi observado um minuto de silêncio em homenagem a Luiz Henrique. Também exibida gravação do início da década com depoimento do ex-governador sobre Udo Döhler.

Segurança
Ainda não foi marcada audiência solicitada por lideranças empresariais de Joinville com o governador Colombo para tratar de segurança pública. Mas já chegou a informação à Acij que pelo menos parte dos pedidos deverá ser atendida.

Local
Há possibilidade de o encontro ser realizado em Joinville, com presença da cúpula da segurança pública.

Sem menores
A Vara da Infância e Juventude de Joinville não aceitou pedido de casa noturna e o ingresso de menores de 18 anos está proibido em festa marcada para este final de semana. A ação judicial pedia autorização para jovens a partir dos 16 anos. A mesma medida já foi adotada em relação a outros estabelecimentos de Joinville, atendendo a pedido do Ministério Público.

Estatuto
A principal argumentação do MP na série de ações, iniciada há mais de dois anos em Joinville, contra a presença de menores de 18 anos em casas noturnas é a exposição ao consumo de álcool. O juiz Márcio Renê Rocha citou que não se pode “fechar os olhos” sobre a situação, abordando o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Só para prefeito”
Em dado momento das negociações, quando o PP era pressionado para indicar o vice do PSDB de Tebaldi, Dr. Xuxo deixou claro que só aceitava concorrer a prefeito e poderia deixar o PP livre para apoio a outros candidatos. O PSDB recuou imediatamente e Dr. Xuxo é o candidato a prefeito do PP.

Apuração do edital
A 13ª Promotoria de Justiça de Joinville abriu ontem apuração sobre denúncias de fraudes na elaboração do edital de licitação do transporte público pela Prefeitura. Denúncia do G1 apontou que consultoria atuou em várias cidades do País com suspeita de irregularidades em editais de concorrência. Documentos apontaram e-mails com trocas de informações entre o pessoal da consultoria sobre Joinville, em 2010, ainda no governo anterior.

Sem contratação
Mas a consultoria citada na reportagem do portal não foi contratada pela Prefeitura, nem o edital do transporte coletivo chegou a ser lançado – o que também não aconteceu no atual administração. Nem há previsão, até porque há liminar concedida às empresas que impede o prosseguimento da concorrência até que seja definido o que será feito com a dívida da planilha (formada pela defasagem da tarifa entre 1998 e 2010).

Carlito terá Assis na vice
Pela sétima vez (com vitória na eleição de 2008), Carlito Merss vai concorrer à Prefeitura de Joinville. O petista terá o ex-deputado Francisco de Assis como vice. Na campanha, Carlito vai mostrar suas ações entre 2009 e 2012, em especial no saneamento básico. Na foto, Carlito discursa na convenção do PT.

Dr. Xuxo tenta retorno do PP
Sem comandar Joinville há 24 anos, quando Luiz Gomes concluiu seu mandato, o PP tenta voltar ao comando da cidade com o médico José Aluísio Vieira, o Dr. Xuxo, que terá Adilson Moreira como vice – na foto, o presidente municipal, Rodrigo Thomazi, está entre eles. O PP vai para a disputa sem partidos aliados.

Udo busca a reeleição
A convenção de ontem à noite do PMDB confirmou a candidatura de Udo Döhler à reeleição. Com participação também de lideranças estaduais do partido, o encontro apontou ainda Nelson Henrique Coelho como vice, em uma das surpresas da reta final de definições partidárias.

Tebaldi confirmado
Em coligação com oito partidos (PRP e PRTB foram anunciados ontem), Marco Tebaldi é o candidato do PSDB, com Marilisa Boehm como vice. Prefeito entre 2002 e 2008, o tucano concorreu também em 2012. O deputado federal se diz “ainda mais preparado”.

Sede dos bombeiros
Nesta semana, os bombeiros voluntários de Joinville deram início às obras da nova sede, com investimento de R$ 3,5 milhões. O prédio de dois andares e 3 mil m2 está sendo erguido junto à sede atual, na rua Jaguaruna, em espaço antes utilizado para garagem.

Estimativas do ranking
As convenções ainda não se encerraram, é preciso fazer os cálculos das sobras, mas são boas as chances de Marco Tebaldi (PSDB) ficar com o maior tempo no horário eleitoral gratuito, com vantagem sensível sobre Udo Döhler (PMDB). Logo em seguida, aparece Darci de Matos, (PSD) com Carlito Merss (PT) em provável quarto lugar nessa projeção. Há ainda outros quatro candidatos a prefeito de Joinville.  A contagem oficial será divulgada nos próximos dias pela Justiça Eleitoral.

As novas regras
Nestas eleições, 10% do tempo de rádio e TV (programas e inserções) são divididos de forma igualitária. Nos demais 90%, na disputa para prefeito, a conta é feita com base nos seis partidos com maior tempo na aliança. Na disputa pela Câmara, vale o tempo de cada partido (se concorrendo sozinho) ou de todas as siglas que fazem parte da coligação. A propaganda na TV inicia no dia 26 de agosto.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

AN Portal 17/02/2016 | 09h23

Jefferson Saavedra: Fiscalização dos bombeiros militares atende a pedido do MP em Joinville

Bombeiros militares estão fiscalizando hotéis e pousadas na cidade

AN Portal 13/02/2016 | 07h03

Paulo Bauer avalia as disputas de 2016

Senador considera improvável lançar candidatura à Prefeitura de Joinville

AN Portal 28/12/2015 | 07h02

Frota de veículos de Joinville cresceu menos em 2015

Taxa de crescimento pode ser considerada a pior em pelo menos 13 anos

AN Portal 26/12/2015 | 09h03

Gastos da Câmara de Vereadores de Joinville com diárias sobem 19% e chegam a R$ 775,2 mil

Marinebus volta a fazer viagens, Litoral Norte tem pontos impróprios para banho e outras notícias

AN Portal 24/12/2015 | 07h32

Jefferson Saavedra: em duas décadas, consumo de drogas entre jovens atinge índice preocupante em Joinville

Consumo de maconha pulou de 1% para 29% e de bebidas alcoólicas, de de 37% para 79%

AN Portal 23/12/2015 | 07h06

Jefferson Saavedra: tarifa de limpeza urbana será reajustada acima da inflação em Joinville

Aumento será de 14,21%, enquanto o índice inflacionário dos últimos 12 meses está em 10,48%

AN Portal 22/12/2015 | 07h06

Jefferson Saavedra: reajuste da tarifa de água será maior e vai chegar antes para o consumidor joinvilense

Medidas foram aprovadas nesta segunda-feira pelo Conselho Municipal de Água e Esgoto

ANPortal 15/12/2015 | 10h29

Saavedra: Regra de licitação cria impasse na volta da Zona Azul em Joinville

Projeto na Câmara é o último passo antes do lançamento da licitação

Jefferson Saavedra 05/11/2015 | 07h11

Saavedra: mantida a lei do horário de pico para o tráfego de trens em Joinville

Em duas tentativas na Justiça, a ALL não conseguiu suspender as leis municipais de proibição

Jefferson Saavedra 04/11/2015 | 06h31

Justiça nega liminar à Febraban e mantém horário ampliado de funcionamento dos bancos

Desde março, após aprovação de lei municipal, estabelecimentos abrem uma hora mais cedo na cidade, das 10 às 16 horas

AN Portal 31/10/2015 | 16h41

Jefferson Saavedra: o que o TCE sugere à Águas de Joinville

Confraternização de final de ano foi questionada pelo Tribunal de Contas

AN Portal 29/10/2015 | 08h17

Jefferson Saavedra: cai movimento no Norte da BR-101 em Joinville

Veículos pesados respondem por fatia maior na queda

AN Portal 24/10/2015 | 14h40

Jefferson Saavedra: Indústria perde 9,6 mil vagas de emprego em Joinville

Em agosto, a onda de demissões tirou do segmento a liderança na geração de emprego na cidade

AN Portal 20/10/2015 | 09h25

Jefferson Saavedra: Justiça nega liminar contra plano de educação em Joinville

Entidades reclamaram por não terem sido consultadas durante a montagem do documento

AN Portal 20/10/2015 | 09h05

Jefferson Saavedra: Votação do projeto Adimplir 2 fica para esta terça-feira em Joinville

Pelo projeto original, a primeira data para uma das modalidades de pagamento, à vista, é 30 de outubro

AN Portal 17/10/2015 | 19h59

Jefferson Saavedra: radares móveis já aplicaram mais de 50 mil multas em Joinville desde abril

Velocidade acima do permitido lidera o ranking de multas

AN Portal 09/10/2015 | 09h13

Jefferson Saavedra: Oftalmologia lidera demanda de consulta cirúrgica em Joinville

Secretaria da saúde vai tentar liberação de recursos bloqueados

AN Portal 07/10/2015 | 09h55

Jefferson Saavedra: Evento do PMDB em Joinville vai mirar em 2018

Por consenso, PMDB indicou Mariani como novo presidente

AN Portal 05/10/2015 | 09h03

Jefferson Saavedra: Educação infantil terá mudanças em 2016 em Joinville

Turno integral vai acabar na faixa de 4 e 5 anos na rede municipal

AN Portal 12/08/2015 | 08h07

Jefferson Saavedra: Exportações têm queda de 16% em Joinville

Nos últimos 12 meses, as indústrias responsáveis pelas exportações demitiram 5,1 mil

AN Portal 11/08/2015 | 08h27

Jefferson Saavedra: Joinville terá mais dez radares até setembro

Primeiros quatro aparelhos do novo lote serão ligados no próximo dia 23

Trânsito 01/07/2015 | 06h02

Novo impasse deve atrasar elevado da avenida Santos Dumont em Joinville

Investimento de R$ 22 milhões depende da desapropriação de terreno onde há posto de gasolina

 
 
Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros