Moradores questionam abordagem no Morro do Horácio durante formação de PMs  - Polícia - Hora

Versão mobile

Segurança SC05/12/2016 | 21h37Atualizada em 05/12/2016 | 21h41

Moradores questionam abordagem no Morro do Horácio durante formação de PMs 

Alunos da Polícia Militar acompanharam incursão na comunidade, que reclamou de excesso por parte dos agentes

Uma aula do curso de formação de soldados da Polícia Militar de SC está incomodando moradores do Morro do Horácio. Cerca de 30 alunos do Centro de Ensino da PM acompanharam uma operação na comunidade na tarde desta segunda-feira, 5.

Conforme o vice-presidente da Associação de Moradores do Horácio, Danilo Novais, a abordagem foi pesada, colocando pessoas com as mãos na cabeça e de joelhos, expondo crianças e mulheres. E que além disso, os agentes ficaram todo o tempo com a arma na mão.

— Por que não fazem esse treinamento em Jurerê, no Centro?A Ilha está um caos e tem que fazer esse treinamento justamente hoje e justamente aqui? — questiona o líder comunitário.

Conforme o tenente Jardel, da Comunicação Social do Centro de Ensino da PM, trata-se de uma patrulha, e a abordagem acontece de acordo com o nível de risco.

— Subir o morro e acompanhar uma operação faz parte do curso. Mas eu tenho que verificar essa informação (se houve excessos) — argumentou o oficial.

Sobre o fato de os PMs estarem com a arma na mão, o tenente Jardel disse que a região é perigosa e requer prontidão. 

— Você sobe o Morro do Horácio a pronto emprego. É uma zona de tráfico, de conflitos mais intensos — explicou.

Em setembro, o policial militar Vinícius Alexandres Gonçalves, de 31 anos, morreu após ser atingido por um tiro no Morro do Horácio. De acordo com a PM, quando a viatura subia uma das ruas,tiros foram disparados, e o agente foi atingido.

A Polícia Militar está formando 600 agentes para ingressarem na corporação até o final do ano. Em Florianópolis, serão 370 novos homens. Não foi informado se as operações seguirão na comunidade nos próximos dias.

Leia também:

Paredão dos sonhos: crianças do Morro do Horácio contam o que desejam para a vida na comunidade

Policial Militar morre após confronto no Morro do Horácio, em Florianópolis

Operação da PM no Morro do Horácio, em Florianópolis, resulta em confronto, prisão e apreensões

PM suspende barreiras nos acessos ao Morro do Horácio, em Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCEncontro vai debater a transição para o sinal digital de TV e o descarte responsável do lixo eletrônico… https://t.co/a1tzSfHplYhá 6 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCVigilantes prisionais ameaçam greve por falta de pagamento do Estado a empresa terceirizada https://t.co/kxrrHhrRyf… https://t.co/uf8qk4iEgIhá 6 horas Retweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros