Em Brasília, secretários de Santa Catarina pedirão apoio em lei - Polícia - Hora

Versão mobile

Segurança SC17/01/2017 | 04h15Atualizada em 17/01/2017 | 04h15

Em Brasília, secretários de Santa Catarina pedirão apoio em lei

Santa Catarina será representada pelos secretários de Segurança Pública (SSP), César Grubba, e de Justiça e Cidadania (SJC), Ada de Lucca, na reunião na reunião desta terça-feira com o ministro da Justiça, Alexandre de Moares, sobre o Plano Nacional de Segurança, que será apresentado a secretários de todo o Brasil.

Já a SJC, que responde pelo sistema prisional no Estado, pedirá ao ministro apoio a um projeto do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) que impede os prefeitos de negarem pedidos dos governos estaduais para construção de presídios nas cidades escolhidas. Atualmente, o Estado enfrenta batalha com quatro municípios da Grande Florianópolis e do Sul para erguer unidades prisionais.

A reunião ocorre após uma semana marcada por rebeliões em presídios brasileiros que causaram centenas de mortes em unidades do Amazonas e Roraima. Por meio de nota, o Ministério da Justiça informa que serão discutidas medidas imediatas para a crise do sistema penitenciário, ¿a partir dos relatórios que estão sendo produzidos, e a implantação das medidas previstas no Plano Nacional de Segurança¿. Entre as principais iniciativas está a criação de 27 núcleos de inteligência e o cronograma de execução dos recursos federais liberados no final do ano passado.

Ao Amazonas foi autorizada a ajuda da Força Integrada de Atuação no Sistema Penitenciário, que atua no ordenamento de unidades. Já o governo de Rondônia pediu mais investimentos para equipar e manter presídios. Ao Mato Grosso, o ministro da Justiça autorizou o envio de equipamentos de segurança para instalação nas prisões.

Leia também:

Descontrole de facção preocupa autoridades em Santa Catarina

Disputa entre facções deixa quatro mortos em 48 horas no bairro dos Ingleses, em Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCLaine Valgas: liquidação de Natal oferece descontos de até 70% e arrecada alimentos para entidades beneficentes:… https://t.co/sYRODVMmUuhá 22 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCRolê com Edsoul: a galera do Serraria está sem água: https://t.co/0qvubw4KO3 https://t.co/5P0kOgcPYghá 1 horaRetweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca