Saúde de Joinville mantém atenção de combater dengue no bairro Boa Vista - Polícia - Hora

Versão mobile

Saúde30/01/2017 | 11h47Atualizada em 30/01/2017 | 11h50

Saúde de Joinville mantém atenção de combater dengue no bairro Boa Vista

Agentes de saúde comunitária visitaram 1.481 residências e outras 640 devem ser verificadas nos próximos dias

A Secretaria da Saúde de Joinville mantém a atenção no bairro Boa Vista, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zica vírus e febre Chikungunya.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Durante o mutirão iniciado há duas semanas, os agentes de saúde comunitária visitaram 1481 residências e outras 640 devem ser verificadas nos próximos dias. Foram encontrados 1379 recipientes acumuladores de água, como lixo, pneus e sucata. Cinquenta pessoas foram notificadas e estão sujeitas a multas que variam de R$ 500 a R$ 2.500, caso não atendam às orientações da Secretaria da Saúde.

De acordo com a coordenadora do serviço de vigilância ambiental da Secretaria da Saúde, Nicoli dos Anjos, o bairro Boa Vista foi escolhido para a varredura contra o mosquito por ser considerado local de infestação.

E mesmo com as constantes campanhas de prevenção, a situação continua crítica na região. Desde o começo do ano foram identificados em Joinville 48 focos positivo da presença do mosquito, 33 no bairro Boa Vista.

“As pessoas ainda não têm medo da doença. É preciso que a população se conscientize, principalmente as pessoas idosas, que a dengue mata e que o mosquito Aedes aegypti também transmite a Chikungunya e o Zica vírus. E agora, com a entrada da febre amarela no país, a situação inspira mais cuidados”, alerta Nicoli.

Entre as principais medidas preventivas que a população deve adotar, estão: eliminar qualquer tipo de recipiente – até mesmo tampinhas de garrafa pet – que possa acumular água; verificar a vedação da caixa d’água; colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem; higienizar os potes de alimentos dos animais com bucha, pelo menos uma vez por semana; não acumular lixo.

Além de orientar a população sobre medidas preventivas, a Secretaria de Saúde distribuiu 350 telas para proteção de caixas de passagem e, nesta semana, cerca de 1,2 mil pastilhas de cloro serão colocadas nas bocas de lobo das ruas mais infestadas pelo mosquito, no bairro Boa Vista.

Desde o começo do ano foram identificados em Joinville 48 focos positivo da presença do mosquito, 33 no bairro Boa Vista.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Saúde pública 11/04/2016 | 19h44

Joinville tem primeiro caso de dengue contraído na cidade

Secretaria de Saúde confirma outros 19 casos que foram contraídos fora de Joinville

Saúde pública 13/02/2016 | 15h05

Exército e Vigilância Ambiental de Joinville se mobilizam em ação nacional de combate ao Aedes aegypti

Sábado foi marcado por orientação e visita dos agentes nos bairros com foco do mosquito

Saúde pública 12/02/2016 | 14h14

Exército e Marinha fazem operação de guerra contra o Aedes no Norte de SC

Unidades do Exército e da Marinha no Norte do Estado farão distribuição de material informativo e ajudarão no combate ao mosquito numa operação especial neste sábado e na próxima semana

Saúde pública 08/01/2016 | 08h01

Como será a megaoperação da Saúde em Joinville para combater a dengue

Força-tarefa para combater o Aedes aegypti fará vistoria de 180 mil residências até junho e prepara simulado para prevenir uma possível epidemia

AN Portal 06/01/2016 | 07h10

Jefferson Saavedra: em combate ao Aedes aegypti, vigilância tem plano para visitar todos os imóveis de Joinville

Mutirão pretende contar com colaboração até de militares, entre outras categorias

Prevenção 03/12/2015 | 07h10

Vigilância Ambiental intensifica combate ao mosquito da dengue em Joinville

Com 242 focos registrados, a maioria na zona Sul, cidade é uma das 57 no Estado em situação de risco para a transmissão da doença

Alerta 22/06/2015 | 06h01

Com nove casos contraídos na cidade, Joinville registra surto de dengue

Município também tem 26 casos importados. Saúde já intensifica combate aos focos

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCLaine Valgas: projeto fotográfico resgata a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer #HoraSC… https://t.co/uRvyrGgZSFhá 8 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCHospitais da Grande Florianópolis participam de campanha para prevenção e diagnóstico precoce do AVC #HoraSC… https://t.co/A9iDS2HuHhhá 28 minutosRetweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros