Totem de segurança ajuda a reduzir ocorrências na Praça Adriano Farias, em São José - Polícia - Hora

Versão mobile

Segurança14/11/2017 | 07h47Atualizada em 14/11/2017 | 07h47

Totem de segurança ajuda a reduzir ocorrências na Praça Adriano Farias, em São José

Após a instalação do equipamento, Secretaria de Segurança registrou queda de 50% nas ocorrências

Totem de segurança ajuda a reduzir ocorrências na Praça Adriano Farias, em São José Betina Humeres/Diário Catarinense
Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

A instalação de um totem de segurança com câmera de vídeo e ligação com a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, na Praça Adriano Farias, em São José, começa a dar resultados. Pouco mais de dois meses após a instalação em caráter de teste, o município registrou uma queda de 50% nas ocorrências relativas à praça do bairro Forquilhinhas.

De acordo com a secretária de Segurança, Andréa Pacheco, nos meses de setembro e outubro de 2016, foram registradas seis ocorrências na região. Em 2017, no mesmo período, apenas três:  uma criança flagrou um caso de violência doméstica em uma residência de frente para a praça e fez a denúncia; uma mulher deixou o marido com o filho na praça e foi a uma delegacia fazer uma denúncia falsa de sequestro da criança, descoberta com auxílio das câmeras de vídeo; e a terceira referente ao consumo de drogas.

— Praticamente não temos mais ocorrências na praça (Adriano Farias), porque o totem inibe algumas ações ilegais e ainda possibilita uma resposta imediata sempre que acionado. Ainda está em período de testes, precisa de alguns pequenos ajustes para a aprovação total — disse Andréa.

 O totem de segurança foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia de Blumenau e, como está em fase de testes, foi cedido gratuitamente ao município. O equipamento permite que os moradores apertem o botão de emergência, fazendo com que as duas câmeras instaladas no entorno da praça sejam direcionadas para o local. Uma tela é aberta na Central de Monitoramento e o morador pode conversar com um agente da Guarda Municipal para denunciar quaisquer tipo de vandalismo no espaço público. 

 SAO JOSE, SC, BRASIL, 10/11/2017 - Totem em praca de Forquilhinhas surte efeito na seguranca publica do bairroFoto: Luis Carlos da SIlva e o filho Luis Gusttavo da Silva também se sentem mais seguros ao ir brincar na praça.Local: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Luis Carlos da Silva costuma jogar bola com o filho na praçaFoto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Para os moradores do entorno, a sensação é de que realmente o totem ajudou a aumentar a segurança. Na sexta-feira, 10, Luis Carlos da Silva, de 37 anos, levou seu filho, Luis Gusttavo, de 8 anos, para jogar bola na quadra poliesportiva e valorizou o clima tranquilo.

— (O totem) é um aparelho de segurança novo para a comunidade. Está super aprovado. A praça era terrível, totalmente precária. Hoje, só temos que agradecer à reforma e à instalação do totem. A "malarada" saiu toda da praça e a gente pode ficar mais tranquilo — disse Luis, que trabalha como motorista para uma fabricante de refrigerantes. 

O aposentado Pedro Luiz Antunes, de 57 anos, costuma levar o neto Miguel e a afilhada Julia para brincar na praça quase todas as manhãs. Desde a instalação do totem, não presenciou nenhum incidente mais preocupante.

— Melhorou 100%. Está mais calmo, a gente consegue vir até de noite com a família. Não tem mais uso de drogas, nem vandalismo. É só alguém fazer uma "arte" que a polícia já está aqui — disse Pedro.

 SAO JOSE, SC, BRASIL, 10/11/2017 - Totem em praca de Forquilhinhas surte efeito na seguranca publica do bairroFoto: Pedro Luiz Antunes, sua afilhada Júlia e seu neto Miguel, hoje se sentem mais seguros e reconhecem a melhora na segurança da praça desde a colocação do tótemLocal: FlorianópolisIndexador: Betina HumeresFonte: Diário Catarinense
Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

Possibilidade de novos totens

Com a aprovação do totem de segurança neste período de testes, a secretaria de Segurança de São José estuda instalar o equipamento em outros locais da cidade. Entretanto, de acordo com a secretária Andréa Pacheco, é preciso buscar uma parceria para bancar o investimento na casa de R$ 25 mil por totem.

— Já fizemos uma consulta sobre valores à empresa que fabrica, porque pretendemos instalar o equipamento em todas as praças da cidade. Estamos buscando parceria para isso, inclusive fizemos uma solicitação a deputados estaduais para ver se há uma emenda parlamentar para essa finalidade — afirmou Andréa.

Nesses dois meses de uso, a população acionou o totem 21 vezes (oito em setembro e 13 em outubro) e a Guarda Municipal acionou-o 48 vezes (18 em setembro e 30 em outubro), fazendo uso do alto-falante para coibir ações possivelmente ilegais. Ainda segundo a secretária de Segurança, outro fator que contribuiu para a diminuição das ocorrências na praça foi o fechamento de um local que costumava organizar bailes funks.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SC"O torcedor vai apoiar e vamos fazer o nosso melhor", projeta lateral do Avaí: https://t.co/j1oXyK2Vra https://t.co/ueIIoGDPxRhá 5 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCFigueirense acerta a renovação de Zé Antônio, Jorge Henrique, João Paulo e André Luís: https://t.co/3BQozpvOeYhá 6 horas Retweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca