Testemunhas são ouvidas em processo que apura atropelamentos em Jurerê - Polícia - Hora

Versão mobile

 

Audiência de instrução27/07/2018 | 21h31Atualizada em 27/07/2018 | 21h31

Testemunhas são ouvidas em processo que apura atropelamentos em Jurerê

Testemunhas são ouvidas em processo que apura atropelamentos em Jurerê Leonardo Thomé/Agência RBS
Carro usado por Sirotsky horas depois do atropelamento no pátio da 7ª DP, em Canasvieiras Foto: Leonardo Thomé / Agência RBS

Durante quatro horas, 16 testemunhas de acusação foram ouvidas pelo juiz Marcelo Volpato de Souza na primeira audiência de instrução e julgamento que apura o atropelamento de quatro pessoas e a morte de uma delas na SC-402, em Jurerê, Florianópolis, na madrugada de 6 de agosto do ano passado. 

As pessoas interrogadas relataram o que viram antes e depois dos atropelamentos que envolveram dois motoristas, réus na ação penal: Sérgio Orlandini Sirotsky, 21 anos, motorista de um Audi envolvido no atropelamento de três pessoas e a morte de uma delas; e Eduardo dos Santos Rios, condutor de outro veículo envolvido em outro atropelamento minutos depois. 

Volpato designou o dia 22 de agosto como data da próxima audiência, em que serão ouvidos mais uma testemunha de acusação, as testemunhas de defesa e realizada a oitiva dos acusados. Após a segunda audiência, o juiz abrirá prazo para as alegações finais e, em seguida, decidirá se os réus serão pronunciados para sentarem no banco dos réus em eventual julgamento popular. O pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) é para que os acusados sejam julgados perante o Tribunal do Júri. 

O advogado Wilson Knöner Campos, que representa os familiares de Sérgio Teixeira da Luz Júnior, vítima fatal do atropelamento, afirma que as 16 testemunhas disseram "que ficou bem caracterizado que Sérgio Sirotsky aparentava estar drogado". Segundo Campos, outra testemunha disse ter visto Sirotsky passar em alta velocidade por ela pouco antes dos atropelamentos, nas proximidades do Complexo Music Park, em Jurerê, norte da Ilha, em Florianópolis. 

Porém, o advogado Nilton Macedo Machado, que defende Sérgio Orlandini Sirotsky, acompanhou a audiência e negou que todas as testemunhas tivessem dito que Sirotsky estaria drogado - confirmou que apenas duas testemunhas deram esse relato. Machado afirma ainda que não surgiu nenhum fato novo e que, agora, aguarda a segunda audiência sobre o caso, quando seu cliente deve ser interrogado. 

O advogado Lucas Stofela, que representa Eduardo dos Santos Rios, não foi localizado pela reportagem. 

A denúncia 

Sérgio Orlandini Sirotsky foi denunciado pela morte de Sérgio Teixeira da Luz Júnior, 23 anos, e ferimentos em Rafael Machado da Cruz e Edson Mendonça de Oliveira. Segundo o promotor Andrey, os homicídios (consumados e tentados) foram duplamente qualificados, com ocorrência de perigo comum e impossibilidade de defesa das vítimas. 

Como perigo à coletividade, o promotor cita que durante a ultrapassagem pelo acostamento, Sirotsky colidiu o seu Audi contra a lateral direita de um ônibus, o que “poderia ter provocado graves resultados aos ocupantes do ônibus e alcançado um número indeterminado de transeuntes e veículos que estivessem eventualmente passando pelo local”. 

Já Santos Rios, de acordo com o MP, foi denunciado por tentativa de homicídio contra Luz Júnior – que já estava caído no chão – e Maycon Mayer – que socorria as vítimas. O atropelamento atribuído a Santos Rios ocorreu instantes após o de Sirotsky, quando a pista de rolamento e o acostamento tinham pessoas feridas e outras tentando sinalizar o local e preservar as vítimas.

Leia também

Identificado motorista que atropelou três pessoas em Jurerê, em Florianópolis

Justiça aceita denúncia e motorista de Audi vira réu por homicídio qualificado

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCVem aí o Samba de Natal – Batucada Social. https://t.co/zsA1iZFuAjhá 6 minutosRetweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCBombeiros iniciam buscas com mergulhadores ao homem que desapareceu na Joaquina https://t.co/Wh2U8sEuAshá 41 minutosRetweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca