Motorista que matou jornalista em Florianópolis vai a julgamento em fevereiro - Polícia - Hora

Vers?o mobile

 
 

No banco dos réus26/11/2018 | 16h25Atualizada em 26/11/2018 | 16h25

Motorista que matou jornalista em Florianópolis vai a julgamento em fevereiro

O julgamento vai acontecer no Fórum da Capital, às 9h de 7 de fevereiro de 2019, pouco mais de três anos após a ocorrência

Motorista que matou jornalista em Florianópolis vai a julgamento em fevereiro Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Horas depois do atropelamento naquele domingo, 27 de dezembro de 2015, ainda haviam marcas na pista Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Gustavo Raupp Schardosim, motorista acusado de matar e atropelar o jornalista Róger Bittencourt, em dezembro de 2015 na SC-401, no norte da Ilha, vai sentar no banco dos réus em 07 de fevereiro de 2019 para responder à denúncia de homicídio simples e tentativa de homicídio, já que outra pessoa foi atingida. O julgamento vai acontecer no Fórum da Capital, às 9h da primeira terça-feira de fevereiro do ano que vem. 

Róger morreu após ser atropelado pelo carro de Schardosim enquanto pedalava pela ciclofaixa da rodovia SC-401, perto do trevo de acesso ao bairro Jurerê, na manhã de 27 de dezembro de 2015. O réu também é acusado de ter atingido e ferido Jacinto Silveira Florzino, amigo que pedalava com Róger naquela manhã de domingo. 

O réu permaneceu preso por um ano e quatro meses no complexo prisional da Agronômica, em Florianópolis, mas um recurso o colocou em liberdade em 26 de abril de 2017. Quando do atropelamento, Schardosim, que tinha 39 anos, não quis fazer o teste do bafômetro, nem exame de sangue. Policiais relataram à NSC TV, na época, ter encontrado maconha no carro do motorista que morava no sul da Ilha. 

A defesa do réu afirma que no júri vai provar que o caso tratou-se de homicídio culposo. 

Denúncia mudou

Inicialmente a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra Schardosim foi oferecida por homicídio doloso – quando há intenção de matar - e tentativa de homicídio, ambas com a qualificadora de perigo comum. No entanto, a defesa do réu, feita pelo advogado Alexandre Neuber, conseguiu derrubar as qualificadoras e a acusação ficou como homicídio simples. 

Mesmo assim, o advogado do réu mantém recurso em Brasília pedindo para que o caso seja julgado como homicídio culposo - sem intenção de matar e com pena menor. O recurso, assim como um do Ministério Público (MP) que pede a manutenção das qualificadoras, não tem data para ser julgado nem efeito suspensivo caso seja analisado antes do júri de fevereiro. 

— O julgamento foi marcado, mas mantemos um recurso em Brasília para que o julgamento seja por homicídio culposo, porque nosso cliente não teve intenção e não estava com a capacidade psicomotora alterada. Recentemente, outro júri, mais grave em que o motorista matou duas mulheres, foi considerado culposo — expõe Neuber, que no recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) também pede que a tentativa de homicídio a que o seu cliente responde seja revertida em lesão corporal

Réu é condenado por atropelar e matar duas mulheres em Florianópolis

Relembre o caso

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL, 27-12-2015: O jornalista Róger Bitencourt, diretor da empresa Fábrica de Comunicação, foi morto enquanto treinava de bicicleta em Florianópolis neste domingo.
O jornalista Róger Bitencourt morreu enquanto treinava ciclismo na SC-401, perto do trevo de acesso a Jurerê, onde ele moravaFoto: Divulgação / Divulgação

Róger Bitencourt e o amigo Jacinto estavam pedalando na ciclofaixa junto ao acostamento da SC-401, perto do trevo de Jurerê, quando foram atropelados por Schardosim na manhã do dia 27 de dezembro. 

Na delegacia, o motorista admitiu ter bebido antes de dirigir, embora não tenha realizado nenhum exame para comprovar a ilegalidade. Também foram encontrados dois cigarros de maconha no veículo.

No auto de prisão em flagrante, consta que, após ingerir bebida alcoólica e fazer uso de maconha, Gustavo conduzia o veículo em zigue-zague, com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e da substância psicoativa. 

 

Siga Hora no Twitter

  • horasc

    horasc

    Hora de SCSuspeita de bomba em carro de vereador mobiliza polícia no Centro de Florianópolis https://t.co/2z911mM227há 3 horas Retweet
  • horasc

    horasc

    Hora de SCElenco exalta força do Figueira após oitava vitória no Estadual https://t.co/cwV3GMN61Uhá 3 horas Retweet

Veja também

Hora de Santa Catarina
Busca